Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/155834
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2005
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CAVALCANTI, N. de B.
BRITO, L. T. de L.
RESENDE, G. M. de
Additional Information: NILTON DE BRITO CAVALCANTI, CPATSA; LUIZA TEIXEIRA DE LIMA BRITO, CPATSA; GERALDO MILANEZ DE RESENDE, CPATSA.
Title: Captação e utilização de água de chuva em comunidades do semi-árido do Nordeste brasileiro.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CAPTAÇÃO E MANEJO DE ÁGUA DE CHUVA, 5., 2005, Teresina, PI. Anais... Teresina: ABCMAC; Governo do Estado do Piauí; Embrapa Semi-Árido; IRPAA; ASA, 2005.
Language: pt_BR
Keywords: Água de chuva
Captação
Região semi-árida
Natural resource.
Description: No semi-árido do Nordeste brasileiro, a água é um obstáculo para a sobrevivência dos agricultores e animais nos períodos de estiagem. Anualmente ocorrem chuvas em grande parte da região, entretanto, mesmo nos anos de precipitações acima da média, há no período de estiagem graves problemas pela falta de água nas comunidades do interior das caatingas. Este trabalho teve com objetivo fazer um levantamento junto aos agricultores de nove comunidades do município de Petrolina, PE e de Curaçá - BA, quanto à forma de captação de água da chuva, armazenamento e o período de utilização. Foram acompanhadas 81 famílias no período de janeiro de 2002 a dezembro de 2004. Desse total, 18 famílias não possuem cisternas rurais em suas residências. Os resultados obtidos demonstraram que, no período analisado, a precipitação média foi de 556,8 mm. A água da chuva acumulada nas cisternas foi a mais utilizada pelos agricultores, seguida pela água fornecida por carro-pipa. Com esses resultados, pode-se concluir que as cistenas embora tenham contribuído em parte para solução do problema da falta de água na região, não acumulam água suficiente para o atendimento das famílias no período de seca.
Thesagro: Cisterna.
Reservatório de água
Data Created: 2005-08-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPB366.pdf234,04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace