Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/156068
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2005
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CAVALCANTI, N. de B.
RESENDE, G. M. de
ANJOS, J. B. dos
BRITO, L. T. de L.
Additional Information: NILTON DE BRITO CAVALCANTI, CPATSA; GERALDO MILANEZ DE RESENDE, CPATSA; JOSE BARBOSA DOS ANJOS, CPATSA; LUIZA TEIXEIRA DE LIMA BRITO, CPATSA.
Title: Como os pequenos agricultores do semi-árido do Nordeste podem aproveitar integralmente o fruto do imbuzeiro.
Publisher: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 43.; INTERNATIONAL PENSA CONFERENCE ON AGRI-FOOD CHAIN/NETWORKS ECONOMICS AND MANAGEMENT, 5., 2005, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto: FEARP; USP; PENSA;. FUNDECE; SOBER, 2005.
Language: pt_BR
Keywords: Pequeno agricultor
Nordeste.
Description: O imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda) é uma fruteira nativa do Nordeste semi-árido que se destaca quanto à possibilidade de ser explorada pelos pequenos agricultores com o processamento de doces, geléias e outros derivados. Esta planta apresenta um potencial elevado para contribuir com o desenvolvimento da região, de forma especial, com a sua industrialização caseira. Todavia, parte da produção é desperdiçada ainda no campo, visto que, são poucas as alternativas de processamento conhecidas pelos agricultores. O objetivo deste estudo foi desenvolver alternativas tecnológicas para o aproveitamento integral do fruto d imbuzeiro pelos agricultores que fazem seu extrativismo em comunidades da região semi-árida do Nordeste. O trabalho foi realizado de janeiro a dezembro de 2003 na Embrapa Semi-Árida, em Petrolina, PE. Foram selecionadas três plantas de imbuzeiro e colhidos os frutos em diferentes estádios de maturação. Após a colheita foi retirada a polpa de cada tipo de fruto e processado os diferentes tipos de doce em massa. Para a produção de picles, foram colhidas sementes de imbu regurgitadas pelos caprinos em apriscos da região. As sementes foram semeadas em canteiros com areia lavada e aos 120 dias após o plantio, as mudas foram colhidas para retirada do xilopódio e posteriormente foi realizado o processamento dos picle. Foi realizada análise sensorial dos doces processados com os frutos do imbuzeiro em diferentes estádio de maturação, cujos resultados indicaram que os doces preservam as características organolépticas dos frutos. O picles processado com o xilopódio das mudas de imbuzeiro aos 120 dias de crescimento, obteve bons atributos nos testes de degustação com destaque para o picles processado com ácido ascórbico. Essas alternativas tornam possível o aproveitamento integral do fruto do imbuzeiro, gerando emprego e renda para as famílias rurais da região.
Thesagro: Doce
Picles
Umbu.
NAL Thesaurus: Spondias.
Data Created: 2005-09-28
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPB235.pdf197,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace