Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/156108
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2005
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: COSTA, N. D.
SANTOS, C. A. F.
QUEIROZ, M. A. de
ARAÚJO, H. M. de
OLIVEIRA, V. R. de
MENDONÇA, J. L. de
CANDEIA, J. A.
Additional Information: NIVALDO DUARTE COSTA, CPATSA; CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA; MANOEL ABÍLIO DE QUEIROZ, CPATSA; Hélio Macedo de Araújo, CPATSA; Valter Rodrigues de Oliveira; José Lindorico de Mendonça; Jonas Araújo Candeia.
Title: Alfa São Francisco: variedade de cebola para cultivo de verão.
Publisher: Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 23, n. 2, ago. 2005.
Language: pt_BR
Notes: Suplemento. Edição dos resumos expandidos do 45. Congresso Brasileiro de Olericultura; 15. Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais; 2. Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas, Fortaleza, ago. 2005.
Keywords: Cultivo de verão
Temperatura elevada
Onion.
Description: A cultura da cebola representa uma atividade agrícola de grande importância sócio-econômica para o Brasil.No Nordeste, o agronegócio da referida cultura movimentacerca de 65 milhões de reais por ano com a comercialização de bulbos na região do Vale do São Francisco empregando, direta e indiretamente em torno de 70.000 pessoas. A Embrapa Semi-Árido, com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade da cebolicultura no Nordeste brasileiro, bem como oferecer nova opção de cultivo para o segundo semestre do ano no Vale do São Francisco, período em que predominam altas temperaturas e chuvas mais intensas, desenvolveu uma variedade registrada como BRS Alfa São Francisco. Utilizou-se o método de seleção recorrente fenotípica para várias características dentro da cultivar Alfa Tropical, originária do intercruzamento entre plantas de dez cultivares brasileiras, que teve formalizada sua recomendação em 1999 pela Embrapa Hortaliças e Epamig. No desenvolvimento da Alfa São Francisco, enfatizou-se, a seleção para formato do bulbo arredondado, uniformidade para coloração do bulbo, centro único e maior percentagem de bulbos comerciais. Os trabalhos de seleção foram desenvolvidos na Estação Experimental de Bebedouro, da Embrapa Semi-Árido, localizada em Petrolina, PE, na latitude de9º 9? S e longitude de 40º 22? W. Alfa São Francisco caracteriza-se por apresentar folhagem verde escura cerosa e ser tolerante ao mal-de-sete-voltas, causado pelo fungo Colletotrichum gloesporioides Penz. Os bulbos são firmes com boa conservação pós-colheita, sólidos solúveis totais de 12,5 o Brix, ciclo em torno de 130 dias da semeadura à colheita e potencial produtivo superior a 30 t/ha-1.
Thesagro: Cebola
Agronegócio
Allium Cepa
Variedade.
Data Created: 2005-10-05
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPB336.pdf100,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace