Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/158049
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 4-Jan-2007
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SANTOS, A. de S.
MISTURA, C.
TURCO, S. H. N.
ARAÚJO, G. G. L. de
SOUZA, A. R. E. de
VIEIRA, A. B.
LOPES, R. S.
PIMENTA, R.M. B.
Informaçães Adicionais: Embrapa Semi-Árido.; CLAUDIO MISTURA, UNIVASF; SILVIA HELENA NOGUEIRA TURCO, UNEB; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA.
Título: Efeito da adubação nitrogenada e postássica na dinâmica, peso e número de perfilho de capim-aruana.
Edição: 2006
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 4.; SIMPÓSIO NORDESTINO SE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 10.; SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ANIMAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 1., 2006, Petrolina. Anais... Petrolina: SNPA; Embrapa Semi-Árido, 2006.
Idioma: pt_BR
Notas: 1 CD-ROM.
Palavras-chave: Demografia de perfilho
Gramínea tropical
Perfilhamento
Panicum maximum
Conteúdo: A pesquisa foi realizada em casa de vegetação no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus III - Juazeiro - BA, objetivando avaliar a melhor dose de nitrogênio (N) e potássio (K"2"O) aplicado numa relação N:K de 1:0,8 na dinâmica de perfilho, peso de perfilho por geração e número total/vaso do capim-aruana "Panicum maximum". Utilizou-se delineamento experimental inteiramente casualizado, com seis repetições e cinco combinações de adubação N+K (0-0; 5-100; 137,5-110; 237,5-190; 337,5-270 mg/dm³), mais uma dose fixa de fósforo (P=25 mg/dm³/vaso), exceto a testemunha. O número de perfilhos totais/vaso, permitiu ajustar equação de regressão de modelo quadrático nas doses de nitrogênio (N) e potássio (K) obtendo-se ponto de máximo na combinação de adubação em 101,84+81,47 mg/dm³/vaso, correspondente a 14,94 perfilho/vaso. Tamb´em, constatou-se que ao adubar a pastagem com nitrogênio e potássio proporciona um maior perfilhamento nas doses de 137,5+110 mg/dm³/vaso de N+K. Enquanto, para o peso médio dos perfilhos/gerações, foi possível constatar uma correlação positiva de aumento proporcional nas diferentes doses crescentes de nitrogênio e potássio até a dose 237,5+190 mg/dm³/vaso.
Thesagro: Pastagem
Alimentação animal.
NAL Thesaurus: Tropical grass
Tillering.
Ano de Publicação: 2006
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OPB1041.pdf153,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace