Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159376
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, D. da S.
MENDES, A. M. S.
DUDA, G. P.
LIMA, J. A. G.
BRAGA, D. F.
Additional Information: ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA.
Title: Avaliação da fertilidade do solo e do estado nutricional da cultura do caju em assentamentos do município de Caraúbas-RN
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: anais. Porto Alegre: SBCS, 2007.
Language: pt_BR
Keywords: Anacardium occidentale L
Rio Grande do Norte
Caraúbas.
Description: O município de Caraúbas-RN, apesar de estar situado numa área considerada de baixa aptidão para a cultura do caju, chega a produzir mais de 100.000 kg de castanhas/ano, sendo esta atividade de grande importância social e econômica, pois está diretamente relacionada com a sobrevivência de 114 famílias instaladas em assentamentos e comunidades rurais do município. O levantamento da fertilidade do solo e dos teores foliares de nutrientes tem a finalidade de identificar a existência de deficiências ou excessos destes para direcionar as pesquisas regionais de adubação a serem programadas. Diante do exposto, o principal objetivo deste trabalho foi avaliar a fertilidade dos solos cultivados com caju e o estado nutricional da cultura em três assentamentos do município de Caraúbas, Estado do Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados em áreas dos Assentamentos Morada Nova, Petrolina e Santa Agostinha localizados no município de Caraúbas, região Oeste do Estado do RN. Realizou-se a amostragem de solo em cada área, retirando-se 20 amostras simples por lote, nas profundidades de 0-20 e 20-40 cm, onde se determinou: teores de carbono (C), potássio (K), sódio (Na), cálcio (Ca), magnésio (Mg) e alumínio (Al) trocáveis, fósforo (P) disponível; acidez potencial (Al + H) e pH em água. A partir dessas análises calcularamse a CTC total (T) e efetiva (t), soma de bases (SB), saturação por bases (V) e por alumínio (m) e porcentagem de sódio trocável (PST). Para avaliação do estado nutricional da cultura, foram escolhidas, aleatoriamente, 10 plantas por área homogênea (lote). Foram determinados os teores de P, Ca, Mg, K e Na. Calcularam-se os seguintes parâmetros estatísticos: média, valores mínimos e máximos, e coeficiente de variação. Todas as plantas apresentaram teores de P e K muito abaixo dos considerados adequados para a cultura do caju; os teores foliares de Ca e Mg, em média, foram considerados adequados para a cultura; existe a necessidade do desenvolvimento de pesquisas na área dos assentamentos com a finalidade de desenvolver ou adaptar técnicas de manejo para a cultura, para melhorar o estado nutricional das plantas e, conseqüentemente, a produção e qualidade dos frutos produzidos nesses assentamentos.
Thesagro: Caju
Fertilidade
Nutrição
Solo.
Data Created: 2007-08-24
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPB1352.pdf62,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace