Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15941
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: CORDI, L.
ALMEIDA, E dos S.
ASSALIN, M. R.
DURAN, N.
Additional Information: Lívia Cordi, Faculdade de Engenharia Química-UNICAMP; Edna dos Santos Almeida, Instituto de Química-Universidade Federal de Goiás; Márcia Regina Assalin, Embrapa Meio Ambiente; Nelson Duran, Instituto de Química-UNICAMP.
Title: Intumescimento filamentoso no processo de lodos ativados aplicado ao tratamento de soro de queijo: caracterização e uso de floculantes para melhorar a sedimentabilidade.
Publisher: Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia, Espírito Santo do Pinhal, v.4, n.2, p.26-37, 2007.
Language: pt_BR
Keywords: Lodo ativado
Floculante
Sedimentabilidade
Soro de queijo
Description: Neste trabalho estudou-se o processo de lodo ativado aplicado ao tratamento do efluente resultante da fabricação de queijos, o soro de queijo, que é caracterizado por apresentar altíssima carga orgânica. O tratamento do efluente com o lodo ativado é satisfatório em determinadas diluições do soro (100x, 50x, 25x e 10x), tempo de retenção hidráulica (TRH) (variando de 6 a 36 horas) e sólidos em suspensão (entre 2800 e 10417 mg L-1), contudo o sistema é susceptível ao intumescimento filamentoso (bulking). Floculantes químicos foram empregados no intuito de avaliar o efeito na sedimentação dos flocos. O tratamento foi realizado em um reator contínuo de escala laboratorial e os coagulantes (Al2(SO4)3 e FeSO4 .7H2O) foram adicionados ao lodo de forma a se obter concentrações de 50 - 200 mg L-1 expressos como Al+3 e Fe+2. De acordo com os dados obtidos, o Al3+ apresentou uma maior capacidade de sedimentação do lodo comparado ao Fe2+, tendo formado um floco compacto que possibilitou uma adequada sedimentabilidade do lodo em termos de índice de volume de lodo (IVL). No entanto, maiores estudos são necessários para avaliar se os organismos do sistema de lodos ativados não são irreversivelmente suprimidos pelos floculantes químicos.
Data Created: 2008-01-14
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007AP009.pdf454,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace