Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160387
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 29-Jan-2008
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, P. P. da
KIILL, L. H. P.
Informaçães Adicionais: Paloma Pereira da Silva, FNMA; Lúcia Helena Piedade Kiill, CPATSA.
Título: Levantamento do período de floração e frutificação das espécies da família Cactaceae depositadas no Herbário do Trópico Semi-Árido (HTSA).
Edição: 2007
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, 2., 2007, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2007.
Série: (Embrapa Semi-Árido. Documentos 205)
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Estação chuvosa
Espécie endêmica
Semi-Árido.
Conteúdo: O Herbário da Embrapa Semi-Árido (HTSA) foi criado em 1983 e, desde então, vem servindo de suporte para levantamentos botânicos, especialmente das espécies do Semi-Árido que deram origem a diversos trabalhos sobre a biodiversidade vegetal da caatinga. O presente trabalho teve como objetivo levantar os períodos de floração e frutificação das espécies pertencentes à família Cactaceae, depositadas no acervo do HTSA. Atualmente, a família Cactaceae depositada é representada por 14 espécies pertencentes a oito gêneros. Foram examinadas 34 exsicatas, sendo 76,47% identificadas em nível de espécie, 17,64% em nível de gênero e 5,89% em nível de família. De posse de cada exsicata, foram anotados os dados referentes à floração e frutificação em relação ao mês de coleta. Quanto ao período de floração, verificou-se que 50% das espécies analisadas apresentaram floração entre os meses de novembro a janeiro. Quanto à frutificação, frutos foram observados somente em cinco espécies, sendo que a maioria apresentou frutificação nos meses de janeiro e novembro, que também estão compreendidos na estação chuvosa da região. Comparando a ocorrência das fenofases com as condições climáticas, verifica-se que a floração e a frutificação ocorrem principalmente na estação chuvosa, estando a produção de flores e frutos diretamente associada com a precipitação.
Thesagro: Caatinga
Herbário.
Ano de Publicação: 2007
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OPB1602.pdf691,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace