Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161867
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PACHECO, W. F.
ALVES, J. E.
RIBEIRO, M. de F.
FREITAS, B. M.
Additional Information: Weverton Filgueira Pacheco, UFC; José Everton Alves, Universidade Vale do Acaraú; MARCIA DE FATIMA RIBEIRO, CPATSA; Breno Magalhães Freitas, UFC.
Title: Espécies vegetais fornecedoras de néctar para Scaptotrigona bipunctata (Hymenoptera, Apidae, Meliponini) ao longo do ano em Fortaleza, Ceará.
Publisher: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 5.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 11.; SIMPÓSIO SERGIPANO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 1., 2008, Aracaju. Anais... Aracaju: Sociedade Nordestina de Produção Animal; Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2008.
Language: pt_BR
Keywords: Composição florística
Espécie vegetal
Análise melissopalinológica
Scaptotrigona bipunctata
Analysis of pollen
Pollen sources.
Description: No Estado do Ceará o ano apícola está dividido em quatro períodos: seco, transição seco-chuvoso, chuvoso e transição chuvoso-seco. Dentre as estações do ano, a chuvosa é a mais abundante em flores enquanto que a transição seca-chuvosa, é o período mais escasso delas. O objetivo desse trabalho foi investigar a diferença na composição do mel retirado dos potes de mel de Scaptotrigona bipunctata ao longo de um ano. O estudo foi conduzido no Setor de Apicultura e Laboratório de Abelhas da UFC, durante os meses de novembro de 2006 à outubro de 2007. As amostras foram colhidas quinzenalmente em duas colméias do meliponário da UFC e mantidas em refrigerador. O preparo das lâminas das amostras de mel foi realizado de forma semelhante ao método de Louveaux et al. (1978). Os resultados mostraram que nove espécies tiveram representatividade na composição do mel de S. Bipunctata ao longo do ano. As duas espécies mais importantes no mês de janeiro foram mamona e cássia, nos meses de fevereiro a junho foram mamona e sabiá, em julho teve-se o sabiá e a vassourinha de botão, agosto e setembro foram vassourinha de botão e mamona, e de outubro a dezembro a mamona e o juazeiro. O somatório das duas principais espécies botânicas sempre foi superior a 67,68%, chegando a 99,92% no mês de maio, o que sustenta a hipótese de que S. bipunctata trabalha em poucas fontes alimentares a cada período.
Thesagro: Abelha
Flora
Néctar.
Data Created: 2009-03-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPB2267.pdf48,26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace