Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161868
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PACHECO, W. F.
FREITAS, B. M.
RIBEIRO, M. de F.
ALVES, J. E.
Additional Information: Weverton Filgueira Pacheco, UFC; Breno Magalhães Freitas, UFC; Márcia de Fátima Ribeiro, CPATSA; José Everton Alves, Universidade Vale do Acaraú.
Title: Comparação entre o volume e número de grãos de pólen na determinação floral do mel coletado de Scaptotrigona bipunctata (Hymenoptera, Apidae, Meliponini) em diferentes períodos do ano em Fortaleza, Ceará.
Publisher: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 5.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 11.; SIMPÓSIO SERGIPANO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 1., 2008, Aracaju. Anais... Aracaju: Sociedade Nordestina de Produção Animal; Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2008.
Language: pt_BR
Keywords: Análise polínica
Abelha sem ferrão
Scaptotrigona bipunctata
Bee
Pollen grain volume.
Canudo bee
Pollen analysis
Description: A abelha sem ferrão Scaptotrigona bipunctata é uma abelha pouco conhecida tanto em seu comportamento alimentar quanto na sua biologia gera l. O objetivo desse trabalho foi comparar o número e o volume de grãos de pólen encontrados em amostras de mel coletadas por essa abelha, para investigar a importância de cada espécie de planta visitada como recurso alimentar. Amostras de mel foram coletadas de duas colméias padrão de S. bipunctata do meliponário da Universidade Federal do Ceará entre novembro de 2006 e outubro de 2007. O preparo das lâminas das amostras de mel foi realizado no laboratório de Abelhas do Setor de Apicultura, de acordo com o método de MAURIZIO & LO UVEAUX, descrito por BARTH (1989). Calculou-se o volume do grão de pólen em função das medidas e formatos de cada grão. Foram identificados 9 tipos polínicos, sendo os mais representativos: sabiá (Mimosa caesalpiniefolia), mamona (R. communis), juazeiro,vassourinha de botão (Spermacoce verticillata ), mutre (Aloysia virgata ) e cássia (Cássia fistula ). Quanto ao volume dos grãos, as plantas com maiores valores foram: mamona (R. communis ), guaxuma (W . brachypetala), vassourinha de botão (S. verticillata ), cássia (C. fistula ), mutre (A. virgata ) e sabiá (M. caesalpiniefolia). Nem sempre um tipo polínico que foi bastante representa do em termos de número de grãos necessariamente apresentou grande volume. Assim, na determinação da origem floral do mel de S. bipunctata deve-se levar em consideração também o volume dos grãos de pólen.
Thesagro: Abelha
Mel
Pólen.
Data Created: 2009-03-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPB2268.pdf54,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace