Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/17579
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GREGO, C. R.
MIRANDA, E. E. de
MANGABEIRA, J. A. de C.
OLIVEIRA, A. F. de
Additional Information: Célia Regina Grego (Embrapa Monitoramento por Satélite); Evaristo Eduardo de Miranda (Embrapa Monitoramento por Satélite); João Alfredo de Carvalho Mangabeira (Embrapa Monitoramento por Satélite); Aryeverton Fortes de Oliveira (Embrapa Monitoramento por Satélite).
Title: Dinâmica da agricultura familiar: produtividade da terra e do trabalho de 1986 - 2005 no município de Machadinho D´Oeste: Rondônia.
Publisher: In: ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ECOLÓGICA, 7., 2007, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ECOECO, 2007.
Pages: 12 p.
Language: pt_BR
Keywords: sustentabilidade
agropecuária
geoestatística.
Description: A agricultura da região amazônica, estreitamente ligada à produção familiar e aos assentamentos, enfrenta o desafio de crescer através de ganhos de produtividade e evitar novos desmatamentos. Este trabalho apresenta resultados de monitoramento de longo prazo mantido pela Embrapa Monitoramento por Satélite há 20 anos no município de Machadinho D'Oeste, Rondônia. Diante desse contexto, o objetivo é apresentar uma análise da evolução da produtividade do trabalho e da terra e da sustentabilidade ambiental da agricultura familiar em floresta tropical úmida. Foram utilizadas informações da área cultivada e de pastagem em hectares, da produção de grãos alimentares, de café e da quantidade de bovinos, relacionando-os à mão de obra ativa e a mão de obra familiar dos 317 lotes que permaneceram amostrados desde 1986 até 2005. As variáveis foram submetidas ao cálculo de estatística descritiva, estimação das taxas percentuais de crescimento da produção e análise geoestatística permitindo interpolação dos valores e espacialização em mapas de isolinhas. A disponibilidade de grãos alimentares por família apresentou uma taxa de crescimento positiva em aproximadamente 50% dos lotes, mesmo com tendência de queda da área cultivada, sendo superior às necessidades de autoconsumo das famílias. Houve aumento crescente na utilização da área de pastagem no período de 1986 a 2005 devido ao crescimento na produtividade da terra e do trabalho para os agricultores, tanto para geração de emprego e renda com a produção de leite quanto com a venda de bezerros, novilhos e vacas. Os ganhos de produtividade indicam a opção dos produtores pela intensificação, com aumento no uso de outros insumos ou incorporação de tecnologia no uso das terras, face à alternativa de ampliação de áreas via desmatamento.
Thesagro: Taxa de Crescimento.
Data Created: 2008-02-28
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024.pdf662 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace