Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282212
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 1999
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: AZEVEDO, C. P. de
MUROYA, K.
GARCIA, L. C.
LIMA, R. M. B. de
MOURA, J. B. de
NEVES, E. J. M.
Additional Information: Azevedo e Garcia, pesquisadores da Embrapa Amaz. Ocidental; Muroya, bolsista CNPq da Embrapa Amaz. Ocidental; Moura, J. B. de, Prof. Dpto Eng. Flor. do UTAM; Neves, E. J. M, pesquisador da Embrapa Florestas.
Title: Relação hipsométrica para quatro espécies florestais em plantio homogêneo e em diferentes idades na Amazônia Ocidental.
Publisher: Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 39, p. 5-29, jul./dez. 1999.
Language: pt_BR
Keywords: Relacao hipsometrica
Hypsometric relation.
Description: Este estudo foi conduzido utilizando dados de parcelas experimentais de dois ensaios de competição de espécies, pleno sol l e pleno sol II, instalados, em janeiro de 1992 e março de 1993, respectivamente, no Campo Experimental do Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Ocidental - CPAA, localizado no km 29 da Rodovia AM-010, em Manaus-AM. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente ao acaso, com parcelas de 25 plantas, espaçadas de 3m x 3m, com quatro repetições. Estudou-se quatro espécies: andiroba - Carapa guianensis (pleno sol l); sumaúma - Ceiba pentandra; ucuúba - Virola surinamensis e ipê-rosa - Tabebuia heptaphylla (pleno sol II). Objetivando selecionar o melhor modelo de relação hipsométrica por espécie e por idade, foram testados 11 modelos matemáticos e, posteriormente, através da técnica de identidade de modelos, verificou-se a possibilidade de utilização de uma única equação, para todas as idades por espécie. Concluiu-se que: a) dos modelos testados, o modelo D H D 0 1. = b + b é o mais indicado para representar a relação altura/diâmetro para todas as espécies e idades; b) a relação altura/diâmetro varia de acordo com a idade do povoamento; c) não foi possível selecionar uma equação comum por espécie para todas as idades, para o modelo selecionado; e, d) as melhores observações conclusivas, para seleção dos modelos, foram possibilitadas pela significância dos coeficientes de regressão e pela análise gráfica da distribuição dos resíduos.
Thesagro: Altura
Diâmetro
Espécie Nativa
Idade.
NAL Thesaurus: age
diameter
height
indigenous species.
Data Created: 2000-02-29
ISSN: 1517-6371
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
azevedo.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace