Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/410271
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 17-Abr-2009
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: GATO, R. F.
MATOS, L. M. S. de
AZEVEDO, C. M. B. C. de
CERQUEIRA, J. G.
CERQUEIRA SEGUNDO, E. F.
VASCONCELOS, M. A. M.
SOUZA, V. B.
PINHEIRO, L. V. I.
SILVA, M. R. da
SANTOS, F. C. dos
POPA, R. R.
FERREIRA, J. H. O.
Informaçães Adicionais: Rubenise Farias Gato, CPATU; LUCILDA MARIA SOUSA DE MATOS, CPATU; CELIA MARIA BRAGA C DE AZEVEDO, CPATU; Juliana Gatto Cerqueira, CPATU; Eduardo Fernandes Cerqueira Segundo, CPATU; Marcelo Augusto Machado Vasconcelos, FANEP; VLADIMIR BOMFIM SOUZA, CPATU; Lena Vânia Ribeiro Pinheiro, IBICT; Márcia Rocha da Silva, IBICT; Frederico Costa dos Santos, IBICT; Roberta Ramalho Popa, IBICT; Josie Helen Oliveira Ferreira, ASDECONO.
Título: Usando a ciência para transformar paisagens: divulgação de práticas sustentáveis para a recuperação de áreas degradadas.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: In: CONFERÊNCIA DO SUBPROGRAMA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SPC&T FASE II/PPG7, 2008, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: CNPq, 2009.
Páginas: p. 560-566.
Idioma: pt_BR
Notas: Disponível também em CD-ROM (CD 00173).
Palavras-chave: Deterioração do solo
Recuperação do solo
Sistema de produção
Agricultura familiar
Disseminação Seletiva da Informação
Amazônia
Brasil
Conteúdo: Práticas alternativas começam a ser vistas como uma garantia de preservação dos sistemas produtivos da agricultura familiar. O uso de sistemas alternativos para recuperação de áreas degradada e/ou abandonadas é fundamental para alcançar sustentabilidade de unidades de produção familiar rural, com propostas tecnológicas baseadas no conhecimento e uso racional dos recursos naturais. Disponibilizar alternativas sustentáveis à recuperação de áreas degradadas com agricultura e pastagens com vistas ao uso sustentado da terra e melhoria de vida dos (as) agricultores (as) da Amazônia é o objetivo do projeto "Desenvolvimento e Validação de Estratégias Participativas de Recuperação de Áreas Agrícolas e Pastagens Degradadas na Amazônia", componente da Sub-Rede RECUPERAMAZ. Visando oportunizar a sociedade, em seus diversos segmentos, o acesso à informação científica resultante das pesquisas, foram realizadas ações que, além de socializar o conhecimento na perspectiva de ampliar visões sobre a temática compartilhassem com agricultores familiares conhecimentos e ferramentas relacionadas a práticas agrícolas alternativas de produção sustentável, capazes de diminuir e/ou recuperar as áreas degradadas; promovessem recomendações para políticas de recuperação de áreas degradadas junto a tomadores de decisões e gerentes públicos; e ampliasse e fortalecesse o conhecimento sobre 561 as causas e soluções possíveis junto a professores, extensionistas e representantes de associações de agricultores (as).
Ano de Publicação: 2009
ISBN: 978-85-7028-021-3
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
41002.pdf419,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace