Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/444630
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Soja - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 20-Ago-1993
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: FRANÇA-NETO, J. B.
YUYAMA, M. M
VAL, W. M. C.
KRZYZANOWSKI, F. C.
COSTA, N. P.
BERTAIA, F. T.
Informaçães Adicionais: JOSE DE BARROS FRANCA NETO, CNPSO; WARNEY MAURO DA COSTA VAL, CNPSo; FRANCISCO CARLOS KRZYZANOWSKI, CNPSO; NILTON PEREIRA DA COSTA, CNPSo.
Título: Caracterizacao a campo de cultivares de soja quanto ao enrugamento de sementes causado por estress termico e hidrico durante a fase de enchimento de grao.
Edição: 1993
Fonte/Imprenta: Informativo ABRATES, Londrina, v.3, n.3, p.23, jun. 1993.
Idioma: pt_BR
Notas: Resumo apresentado no VIII Congresso Brasileiro de Sementes, Foz do Iguacu, 1993.
Palavras-chave: Enrugamento
Estresse
Brasil
Parana
Soybean
Seed
Shrivelling
Grain.
Conteúdo: O enrugamento de sementes de soja devido à ocorrência de altas temperaturas (> 30ºC) associadas a condições de baixa disponibilidade hídrica durante a fase de enchimento de grão (R5 -R6) tem ocorrido em div­ersas regiões do Brasil nas Últimas safras, significando perdas aos produtores. O presente experimento teve o objetivo de caracterizar diversas cultivares de soja, semeadas em três épocas distintas, quanto à suscep­tibilidade ao enrugamento .Vinte cultivares de soja (doze precoces/semi-precoces e oito de ciclo médio) fo­ram semeadas em Fênix, PR, em três datas (15/10, 03/11 e 19/11/93). Após a colheita, determinou-se a porcen­tagem de sementes enrugadas.Entre as cultivares precoces/semi-precoces, algumas semeadas em 15/10, apre sentaram os maiores Índices de enrugamento, apesar da ocorrência de bons Índices de chuvas (140rrrn) durante a fase de enchimento de grão.Entretanto, as temperaturas máximas nesta fase foram elevadas, atingindo 40ºC em alguns dias.A cultivar Bragg foi a mais sensível a estas condições, apresentando 22% de enrugamento . Paraná, FT-Guaíra, BR-36, OCEPAR 3 e Davis mostraram Índices intermediários de enrugamento (6 a 9%) e EMBRAPA- 4, BR-4, IAS 5, OCEPAR 8, OCEPAR 4, EMBRAPA-1 e BR-16 apresentaram os menores Índices de enrugamento, vari­ando de O a 3%.Com exceção da BR-38, que apresentou até 5,7% de sementes enrugadas, as cultivares de ciclo médio apresentaram Índices irrelevantes (< 1,9%) de enrugamento, provavelmente porque a fase de enchimento de grãos ocorreu em condições menos estressantes de temperatura. Foi também constatado que o problema de enrugamento foi drasticamente reduzido, quando a semeadura foi retardada de 15/10 para 03/11 ou 19/11.
Thesagro: Grão
Semente
Stress
Soja.
NAL Thesaurus: Brazil.
Ano de Publicação: 1993
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
id12930001.pdf344,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace