Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/45200
Title: Necessidade de instrumentação para monitorar nitrato no perfil de solo, em tempo real.
Authors: PRIMAVESI, O. M. A. S. P. R.
PRIMAVESI, A. C. P. de A.
CAMARGO, A. C. de
PEDROSO, A. de F.
Affiliation: ODO MARIA ARTUR S P R PRIMAVESI, CPPSE; ANA CANDIDA PACHECO DE A PRIMAVESI, CPPSE; ARTUR CHINELATO DE CAMARGO, CPPSE; ANDRE DE FARIA PEDROSO, CPPSE.
Date Issued: 2000
Citation: In: SIMPÓSIO NACIONAL DE INSTRUMENTAÇÃO AGROPECUÁRIA - SIAGRO, 2., 2000, São Carlos, SP. Anais... São Carlos: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2000.
Description: No município de São Carlos, SP na Fazenda canchim, do Centro de Pesquisa de Pecuária do Sudeste (CPPSE/EMBRAPA), entre cotas altimétricas de 680 e 911m, sob clima tropical de altitude, e conduzido um sistema intensivo de produção de leite de bovinos a pasto, com pastejo totacionado no período das águas (out/nov-mar/abr), na cabeceira da microbacia do ribeirão Canchim. O solo e latossolo vermelho-amarelo arenoso, originalmente distrófico, manejado com tobiata (Panicum maximum), recebendo elevada dose de fertilizante nitrogenado mineral. O monitoramento de teor de nitrato em uma destas áreas revelou que: 1) os teores de nitrato variam entre 9 e 33 mg dm, faixa verificada na literatura, apesar da alta dose de fertilizante nitrogenado aplicada, 2) existe dificuldade no monitoramneto de nitrato em solos, devido a problemas com amostragem de terra, 3) ocorre grande variabilidade nos teores de nitrato em curto espaço de tempo, que necessita ser melhor estudada, para que possa haver melhor gerenciamento de atividades agrícolas de precisão.
Thesagro: Fertilizante Nitrogenado
Keywords: nitrato no solo
monitoramento
ISSN: 0143-146
Language: Portugues
Type of Material: Anais e Proceedings de eventos
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
necessidade-instrumentacao-monitorar-13062-1.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace