Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/45937
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 11-Jan-2002
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: DI GIOVANNI, P. C.
OLIVEIRA, H. T.
PRIMAVESI, O.
ROCHA FILHO, J.
Informaçães Adicionais: Patricia C. Di Giovanni; Odo Primavesi, CPPSE, São Carlos, SP.; José Rocha Filho, CPPSE, São Carlos, SP.
Título: Resíduos sólidos domésticos: um problema somente urbano?
Edição: 1999
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO SOBRE EDUCACAO AMBIENTAL NA AGRICULTURA, 1999, Campinas, SP. Anais... Campinas: IAC, 1999. p.19.
Idioma: pt_BR
Notas: Resumos.
Palavras-chave: Residuos solidos.
Conteúdo: A Educacao Ambiental vem desempenhando um papel fundamental na formacao de cidadaos conscientes, proporcionando aprendizagem e construcao de formas altenativas de relacionamento entre a sociedade e o ambiente, de forma integrada e sustentavel. Nesse sentido, os objetivos desse trabalho foram: a) caracterizar a area de estudos (analise documental e relatos orais), procurando identificar possiveis impactos ambientais; b) caracterizar do ponto de vista socio-ambiental (questionarios e mapas mentais) a populacao residente (34 familias, num total 126 pessoas) na Colonia da Fazenda Canchim, EMBRAPA-Pecuaria Sudeste e c) desenvolver um conjunto de atividades (palestras, reunioes, entrevistas, videos, oficinas) visando a sensibilizacao do grupo de moradores para os problemas ambientais detectados na area em estudo. Dessa forma pretendeu-se envolver as familias na construcao de comportamentos e atitudes visando a atenuacao do principal problema apontado: a geracao e destinacao dos residuos solidos domesticos. As atividades vem sendo desenvolvidas principalmente junto as mulheres (na sua maioria donas-de-casa), devendo culminar com a implantacao de um programa de coleta seletiva. A dificuldade encontrada nesse processo tem sido semelhantes as encontradas em propostas desse tipo, destacando-se dentre elas o grande numero de duvidas que surgem em funcao da diversidade de tipos de "lixo", as resistencias a mudanca de habitos e, principalmente, a nao sincronicidade entre o trabalho educativo e o processo de coleta e encaminhamento dos materiais separados para reciclagem. Muito embora os resultados sejam lentos, consideramos importante apontar para o problema levantado nesse projeto, ou seja, a necessidade de proposicoes para o gerenciamento de residuos soidos junto a populacoes residentes em areas rurais.
Thesagro: Agricultura
Educação Ambiental.
Ano de Publicação: 1999
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIOP1999.00006.PDF335,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace