Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/46489
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2003
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PEDREIRA, M. dos S.
PRIMAVESI, O.
RODRIGUES, A. de A.
LIMA, M. A. de
OLIVEIRA, S. G. de
BERCHIELLI, T. T.
Additional Information: ODO PRIMAVESI, CPPSE, SÃO CARLOS, SP.
Title: Emissão de metano de origem ruminal em novilhas alimentadas com diferentes variedades de cana-de-açucar e suplementadas com concentrado ou uréia.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 40., 2003, Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria: SBZ, 2003.
Pages: 6p.
Language: pt_BR
Keywords: Fermentação ruminal
Perdas energéticas
Produção de gases
Description: O metano (CH4) representa perda de energia ingerida pelo animal ruminante e tem sido apontado como importante gás de efeito estufa, tornando o estudo de alimentos que possam reduzir estas perdas energéticas um fato importante. O experimento foi conduzido na Embrapa de São Carlos-SP e teve como objetivo quantificar a produção de metano (PCH4), o consumo de matéria seca (CMS), de fibra em detergente neutro (CFDN) e energia bruta (CEB) bem como a perda de energia na forma de CH4 (EBP) em novilhas mestiças leiteiras, alimentadas com variedades de cana IAC ? 862480 (cana 1) ou IAC ? 873184 (cana 2), suplementadas com uréia ou concentrado, em um delineamento em blocos completamente ao acaso com seis repetições. A inclusão de concentrado nas dietas resultou em aumento da PCH4 (P<0,05), e esteve associado com o maior CMS e CEB (P<0,05) pelos animais. O maior CFDN foi observado no tratamento composto por cana 2 + concentrado, não sendo observadas diferenças entre os tratamentos para a EBP. Os animais recebendo dietas compostas por cana 1 ou cana 2 suplementadas com uréia não diferiram (P>0,05) para as variáveis PCH4, CMS, CEB e EBP. Estes resultados indicam que a inclusão de concentrado nas dietas resulta em aumento da metanogênese por animal e as variações na composição química das plantas não foram suficientes para proporcionar alterações na produção de metano.
Data Created: 2003-08-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIOP2003.00084.PDF28.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
PROCI2003.00084.pdf25.76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace