Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/465608
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Soja - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 9-Out-2003
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MOREIRA, C. T.
FRANÇA-NETO, J. B.
KRZYZANOWSKI, F. C.
SOUZA, P. I. M
TEIXEIRA, R. N.
COSTA, N. P. da
FARIAS NETO, A. L.
HENNING, A. A.
ABUD, S.
Informaçães Adicionais: JOSE DE BARROS FRANCA NETO, CNPSO; FRANCISCO CARLOS KRZYZANOWSKI, CNPSO; NILTON PEREIRA DA COSTA, CNPSo; ADEMIR ASSIS HENNING, CNPSO.
Título: Ocorrência de variações na cor do hilo das sementes das cultivares brs carla e brs celeste em condições controladas e de campo.
Edição: 2003
Fonte/Imprenta: Informativo ABRATES, Londrina, v. 13, n. 3, p. 147, set. 2003. Número especial, ref. 170.
Idioma: pt_BR
Notas: Edição dos Resumos do XIII Congresso Brasileiro de Sementes, Gramado, RS, set. 2003.
Conteúdo: Na safra agrícola 1998/1999, verificou-se a ocorrência de variações nas cores do hilo das cvs. BRS Carla e BRS Celeste em algumas regiões onde ocorreram veranicos associados a altas temperaturas durante a formação das sementes. Nessas condições, a cv. BRS Carla apresentou hilo despigmentado, com a descoloração da cor marrom típica da semente. A cv. BRS Celeste, nas mesmas condições, apresentou variações com descoloração parcial do preto típico que variou em tonalidade do cinza a quase despigmentado ou exibindo matizes da cor marrom. O presente trabalho teve como objetivo comprovar variações na cor do hilo, devidas às influências ambientais, em cultivares de soja, em condições controladas de temperatura ambiente e de umidade do solo e compará-las com as ocorridas em condições de campo. Plantas de quatro cultivares incluindo a BRS Celeste e a BRS Carla foram mantidas em casa-de-vegetação até o estádio R2, quando foram transferidas para câmaras climáticas, em condições controladas de temperatura (amenas: 24/19ºC e altas: 32/24ºC) e de umidade do solo (com estresse hídrico e sem estresse hídrico de 30% Umidade Gravimétrica) onde permaneceram até o estádio R8. As sementes foram colhidas manualmente, planta por planta, separando-as em terços superior, médio e inferior. O percentual de ocorrência dessas variações ocorreu em maior nível, em condições de alta temperatura, principalmente, quando associadas ao estresse hídrico. As variações da coloração do hilo observadas na 'BRS Carla' e 'BRS Celeste', nessas condições, foram semelhantes quando comparadas àquelas observadas em condições de campo.
Thesagro: Soja.
Ano de Publicação: 2003
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ID221170001.pdf453,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace