Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/46624
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2003
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: NUSSIO, C. M. B.
SANTOS, F. A. P.
ZOPOLLATTO, M.
PIRES, A. V.
MORAIS, J. B. de
FERNANDES, J. J. de R.
Additional Information: Carla Maris Bittar Nussio, CPPSE, SÃO CARLOS, SP.; Flávio Augusto Portela Santos; Maity Zopollatto; Alexandre Vaz Pires; Janice Barreto de Morais; Juliano José de Resende Fernandes.
Title: Parâmetros de fermentação e medidas morfométricas dos compartimentos ruminais de bezerros leiteiros suplementados com milho processado (Floculado vc. Laminado a vapor ) e monesina.
Publisher: Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, MG, v.32, n.4, p.1021-1031, 2003.
Language: pt_BR
Keywords: Acidos grxos
Amônia ruminal
Ionóforo
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações do fornecimento de grãos processados (laminado a vapor vs. floculado) e monensina em parâmetros ruminais. Dezesseis bezerros holandeses foram fistulados no rúmen com 3-5 dias de vida e agrupados em blocos ao acaso, com arranjo fatorial 2 x 2. Os animais receberam concentrado ad libitum até o consumo de 2 kg/d, 4 litros diários de leite e tiveram acesso livre à água. Após a desmama, realizada na oitava semana de vida, os animais passaram a receber 2 kg/d de concentrado e feno de coastcross picado ad libitum. Os tratamentos não afetaram o consumo de concentrado e feno, assim como o desempenho animal, os quais foram inferiores ao esperado. A concentração molar de propionato foi maior para animais recebendo grão laminado. Houve tendência de maior concentração molar de AGV total (P = 0,11) e butirato (P = 0,13) para animais recebendo grão laminado. A inclusão de monensina tendeu a reduzir as concentrações de N-NH3 ruminal (P = 0,12). O peso do retículo-rúmen (% trato total) tendeu (P = 0,09) a ser maior em animais recebendo grão laminado e monensina. A capacidade do retículo-rúmen foi aumentada pelo fornecimento de grão laminado e monensina. Milho floculado resultou em maior peso do abomaso em % trato total.
Data Created: 2004-01-09
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCI2003.00009.pdf473,81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace