Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/47196
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 22-Ago-2005
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: NUNES, C. da S.
VELASQUEZ, P. A. T.
CARILHO, E. N. V. M.
SOUZA, G. B. de
NOGUEIRA, A. R. de A.
OLIVEIRA, S. G.
BERCHIELLI, T. T.
Informaçães Adicionais: GILBERTO BATISTA DE SOUZA, CPPSE; ANA RITA DE ARAUJO NOGUEIRA, CPPSE.
Título: Material alternativo para confecção de filtros empregados na metodologia "Nylon bag" para a determinação de fibra.
Edição: 2005
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 42., 2005, Goiânia. A Produção animal e o foco no agronegócio: anais. Goiânia: SBZ, 2005.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Analisador de fibra
A amilase
Saquinhos de polipropileno.
Conteúdo: Teores de fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA) em milho, soja, farelo de trigo, capins, feno, silagens, fezes e conteúdo duodenal de bovinos, foram determinados em analisador de fibra ANKOM 220, empregando saquinhos de polipropileno (TNT ? Tecido Não Tecido) confeccionados no laboratório, como material alternativo aos filtros fabricados e comercializados pela ANKOM. As análises foram conduzidas no Laboratório de Nutrição Animal da Embrapa Pecuária Sudeste, São Carlos - SP. Em um primeiro ensaio, os dois materiais foram comparados. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 6 x 2 (seis amostras e dois tipos de saquinho), com três repetições. Em um segundo ensaio, amostras de referência foram usadas para confirmar a eficiência dos saquinhos de TNT. Para tal, foram avaliados o efeito da massa de amostra (0,5 e 0,25 mg) nos teores de FDN e FDA e o emprego de a amilase nos resultados de FDN. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 5 x 4 (cinco fatores e 4 amostras), com três repetições. Não foram observadas diferenças significativas (P > 0,05) entre os resultados obtidos com o emprego deste material em comparação aos filtros ANKOM. Os fatores variação de massa de amostra e adição de a amilase não tiveram efeito sobre os teores de FDN e FDA (P > 0,05). O TNT apresentou características favoráveis e promissoras ao seu uso, como baixo custo, rigidez e baixa porosidade.
Thesagro: Alimento Animal
Duodeno
Fezes.
Ano de Publicação: 2005
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Binder1.pdf3,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace