Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48445
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BEZERRA, F. S.
ITAVO, L. C. V.
JACINTO, M. A. C.
GOMES, F. C.
COSTA, R. B. da
ÍTAVO, C. C. B. F.
SUGUISAWA, L.
Additional Information: Flávia Soares Bezerra, Univ. Católica Dom Bosco/Campo Grande, MS; Luís Carlos Vinhas Ítavo, Univ. Católica Dom Bosco/Campo Grande, MS; MANUEL ANTONIO CHAGAS JACINTO, CNPGC/CPPSE; Fábio Candal Gomes, Univ. Católica Dom Bosco/Campo Grande, MS; Reginaldo Brito da Costa, Univ. Católica Dom Bosco/Campo Grande, MS; Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, UFMS; Liliane Suguisawa, Univ. Católica Dom Bosco/Campo Grande, MS.
Title: Característica fisico-mecânicos do couro de bovinos cruzados terminados em pastagem recebendo diferentes suplemento.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 45., 2008, Lavras. Anais... Lavras: SBZ: UFLA, 2008.
Language: pt_BR
Keywords: Suplementação.
Description: Avaliaram-se os efeitos do sexo e do nível de proteína bruta no suplemento sobre as características do couro de bovinos em pastejo. Foram utilizados 20 bovinos cruzados (Beefalo x Nelore), sendo 10 machos castrados e 10 fêmeas, terminados em pastagem de Brachiaria decumbens e suplementados por um ano com suplemento (1-kg/animal/dia) contendo 75% NDT (isoenergéticos) e 18% ou 40% de proteína bruta. A taxa de lotação praticada foi 1,5 animal/hectare. Os animais foram abatidos aos 26 meses e tiveram seus couros identificados e processados até a etapa de couro semiacabado (Wet-blue), onde foram retiradas as amostras (25 x 25 cm) da região do dorso-lombar para os ensaios físico-mecânicos, de tração e rasgamento. Foram avaliados o peso da pele ao abate (PPo1), peso da pele padronizada (PPo2), área do couro processado até a etapa de Wet-blue e perdas com o prédescarne. Não houve interação entre sexo e porcentagem de proteína bruta no suplemento. Houve efeito de tratamento para o peso da pele padronizada (PPe2) e para perdas (%). As fêmeas que receberam suplemento com 40% PB apresentaram a menor média para o peso da pele padronizada (25,45 kg) e os machos deste mesmo tratamento apresentaram a maior média (31,60 kg). Não há efeito de sexo e de nível de proteína no suplemento nas características físico-mecânicas do couro de bovinos terminados em pastagem de Brachiaria decumbens.
Thesagro: Bovino
Couro
Curtimento
Curtume.
Data Created: 2008-11-24
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIMACJ2008.00137.pdf66,99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace