Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/487083
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2003
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SANTOS, M. X.
LIMA, D.
TEIXEIRA, F. F.
OLIVEIRA, A. C.
CASELA, C. R.
FERREIRA, A. S.
Additional Information: Embrapa Milho e Sorgo; FLAVIA FRANCA TEIXEIRA, CNPMS; ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA, CNPMS; Embrapa Milho e Sorgo.
Title: Respostas de híbridos de milho tropicais e subtropicais com diferentes tipos de endosperma a enfermidades foliares e doenças de espigas.
Publisher: Revista Científica Rural, Bagé, v. 8, n. 1, p. 73-78, 2003.
Language: pt_BR
Description: A alta incidência de enfermidades foliares e doenças de espigas tem causado, nos últimos dez anos, reduções na produtividade e qualidade final do produto milho. A produtividade, antes considerada como foco principal de pesquisa, passou a ser vista nos programas de melhoramento como um fator que deve estar associadas com sanidade foliar e de grãos. O presente trabalho teve por objetivo avaliar híbridos com diferentes tipos de endosperma e verificar sua reação para enfermidades foliares e doenças de espigas. No ano agrícola de 2001/2002 foram conduzidos dois ensaios, sendo um em Ponta Grossa-PR (969m altitude) e Sete Lagoas-MG (761 m altitude). Foram utilizados 18 tratamentos, distribuidos em quatro grupos: 5 híbridos subtropicais, dentados; 5 híbridos tropicais, duros; 5 híbridos tropicais, semi-dentados e 3 testemunhas. Os resultados obtidos não evidenciaram diferenças significativas entre grupos de materiais para as características número de espigas doentes (NED), Puccinia sorghi (PS) e peso de espiga (PE) em nenhum dos ambientes, havendo significância estatística apenas para Phaeosphaeria (PHA) em Sete Lagoas-MG. Dentro dos grupos foi encontrada diferenças significativas para todas as características nos dois ambientes, exceto para NED em Sete Lagoas-MG. O fator ambiente exerceu forte influência nas características NED e PE sendo detectada significância a 1% (teste F).
Thesagro: Doença de planta
Folha
Zea Mays
NAL Thesaurus: Plant diseases and disorders
Data Created: 2003-09-10
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Respostashibridos.pdf5,43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace