Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/487119
Título: Taxa de rebrota e relação folha/haste de seis cruzamentos interespecíficos de "Sorghum bicolor" com "Sorghum sudanense" em duas épocas de plantio e três de corte.
Autoria: LIMA, J. B. M. P.
PENNA, A. G.
RODRIGUES, J. A. S.
SOBREIRAS, R. F.
BORGES, A. L. C. C.
RABELO, L. S.
GONTIJO, M. R.
GONCALVES, L. C.
CAMPOS, J. J. F.
BORGES, I.
ANTUNES, R. C.
SALIBA, E. O. S.
RODRIGUEZ, N. M.
Afiliação: JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS.
Ano de publicação: 2003
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 40., 2003, Santa Maria. Otimizando a produção animal no Brasil do futuro: anais. Santa Maria: SBZ: UFSM, 2003.
Conteúdo: Foram avaliados quatro genótipos experimentais e dois cultivares comerciais de "Sorghum bicolor" e "Sorghum sudanense" quanto às características agronômicas taxa de rebrota e relação folha/haste. Os híbridos foram submetidos a três cortes sucessivos, realizados em duas diferentes épocas de plantio. As taxas de rebrota entre os dois cortes, na primeira época, apenas para o cultivar AG 2501C foi observado maior valor na primeira época em relação à segunda, enquanto que para os demais não foram observadas diferenças significativas (p<0,05). Para a segunda taxa de rebrota, obtida entre o segundo e terceiro cortes, os valores variaram entre 0,45 e 1,00 e não foram observadas diferenças entre as taxas de rebrota entre os híbridos nas duas épocas de cultivo. A importância da determinação da relação folha/haste é devida ao fato de que esta relação influi diretamente no valor nutritivo das plantas de sorgo, uma vez que as folhas possuem coeficiente de digestibilidade superior ao das hastes. Observando-se a primeira época de plantio, para o primeiro e terceiro cortes, não foram observadas diferenças significativas (p<0,05) entre os híbridos. Na segunda época, todos os híbridos apresentaram maiores (p<0,05) relações folha/haste no primeiro corte em relação aos cortes posteriores. Comparando-se as médias das épocas não foram observadas diferenças (p<0,05) nos valores médios de 0,80 e 0,91 entre a primeira e segunda épocas, respectivamente.
Thesagro: Características Agronômicas
Forragem
Sorgo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Taxarebrota.pdf4,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace