Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/491063
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2006
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CAMPOS, M. M.
PEREIRA, A. C.
GONÇALVES, L. C.
BORGES, A. L. C. C.
GOMES, S. P.
RODRIGUES, J. A. S.
BORGES, I.
RODRIGUEZ, N. M.
SALIBA, E. de O. S.
SILVA, R. R. e
PANCOTI, C. G.
LAGE, A. D.
Additional Information: JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS.
Title: Perfil de fermentação de silagens do híbrido de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) BR 601 com aditivos: 1. teor de matéria seca, perdas de matéria seca e digestibilidade in vitro da matéria seca.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Anais... João Pessoa: SBZ; UFPB, 2006.
Language: pt_BR
Keywords: Carbonato de cálcio
Inoculante bacteriano.
Description: Avaliou-se o perfil de fermentação da silagem do híbrido de sorgo forrageiro BR 601 (Sorghum bicolor L. Moench), com ou sem aditivos. Foram adotados os seguintes tratamentos: silagem sem aditivo (testemunha), silagem com 0,5% de uréia, silagem com 0,5% de carbonato de cálcio, silagem com 0,5% de uréia mais 0,5% de carbonato de cálcio e silagem com inoculante bacteriano (Silobacá). Os materiais foram ensilados em silos de "PVC", com 10 cm de diâmetro e 50 cm de comprimento e abertos com um, três, cinco, sete, 14, 28 e 56 dias de ensilagem. Determinaram-se o teor de matéria seca (MS), as perdas de MS e a digestibilidade in vitro da MS (DIVMS). O delineamento estatístico foi inteiramente casualizado com duas repetições. As médias foram comparadas pelo teste Student Newman Keuls (SNK) ao nível da 5% de probabilidade. Quanto ao emprego de aditivos, com exceção do inoculante bacteriano, não houve efeito destes sobre os conteúdos de MS das silagens. O inoculante bacteriano foi o que apresentou a menor média de MS (30.03%). As silagens testemunhas e aquelas adicionadas de uréia pura apresentaram as menores perdas de MS. Os valores de DIVMS das silagens inoculadas foram estáveis ao longo dos dias de fermentação, e comparados aos das silagens testemunhas, diferiram apenas nos dias de abertura 5 e 28.
Thesagro: Uréia.
Data Created: 2008-04-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Perfilfermentacao1.pdf23,46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace