Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/491608
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SERRANO, L. A. L.
MARINHO, C. S.
SILVA, M. G. e
TARDIN, F. D.
Additional Information: Luiz Augusto Lopes Serrano, INCAPER; Cláudia Sales Marinho, UENF; Marcelo Gabetto e Silva, UENF; FLAVIO DESSAUNE TARDIN, CNPMS.
Title: Características fenológicas e produtivas da goiabeira "paluma" podada em diferentes épocas e intensidades no norte fluminense.
Publisher: Revista Ceres, Viçosa, v. 55, n. 5, p. 416-424, 2008.
Language: pt_BR
Keywords: Crescimento dos frutos
Crescimento dos ramos.
Description: A poda de frutificação na goiabeira proporciona a produção de frutos na entres safra, mas a previsão de colheita depende da época de sua realização, além das condições edafoclimáticas. Neste trabalho, são apresentados dados sobre a fenologia e a produção da goiabeira 'Paluma', submetida a diferentes épocas e intensidades de poda de frutificação, em São Francisco do Itabapoana, RJ. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado, e os tratamentos foram distribuídos em esquema de parcelas subdivididas, com as parcelas compostas pelas épocas de poda, realizadas nos meses de agosto, outubro, dezembro e fevereiro; e as subparcelas pelas intensidades de poda (curta, média e longa). O ciclo da goiabeira' Paluma', da poda à colheita dos frutos, variou de 168 dias para a poda realizada em outubro a 210 dias para a realizada em fevereiro. A poda longa, realizada em agosto, proporcionou maior número de ramos produtivos e maior número de frutos por ramo. A intensidade da poda afetou o crescimento dos ramos novos, mas não influenciou no tamanho dos frutos. A maior produção de frutos ocorreu nas plantas podadas em dezembro.
Thesagro: Psidium Guajava.
Data Created: 2008-12-02
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caracteristicasfenologicas.pdf8,41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace