Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/503009
Title: Aspectos socioeconômicos do Projeto de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (RECA) em Rondônia, Brasil.
Authors: SÁ, C. P. de
SANTOS, J. C. dos
MUNIZ, P. S. B.
LUNZ, A. M. P.
FRANKE, I. L.
Affiliation: CLAUDENOR PINHO DE SA, CPAF-AC
JAIR CARVALHO DOS SANTOS, CPATU
PAULO S. B. MUNIZ
AURENY MARIA PEREIRA LUNZ, CPAF-AC
IDESIO LUIS FRANKE, CPAF-AC.
Date Issued: 2000
Citation: In: CONGRESSO MUNDIAL DE SOCIOLOGIA RURAL, 10.; CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 38., 2000, Rio de Janeiro. Anais... Campinas: Unicamp; Brasília, DF: SOBER, 2000.
Pages: 15 p.
Description: Buscando alternativas aos sistemas tradicionais de uso da terra, um grupo de agricultores assentados pelo Incra, organizaram-se em uma associação, o Projeto Reca, que tem como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida dos pequenos agricultores, garantindo a sua permanência no campo, por meio do fortalecimento do associativismo e adoção de um modelo de produção agroflorestal que respeita o meio ambiente e as peculiaridades da Amazônia. Este estudo objetivou fazer uma análise socioeconômica do Projeto Reca. Os dados foram coletados através de entrevistas com questões socioeconômicas, com 122 produtores, representando 45% dos associados. Os associados do Reca são, na maioria (55%), migrantes da região centro-sul do país, podendo ser caracterizados como pequenos agricultores que praticam agricultura de subsistência e comercial, com propriedades de 90 ha, em média. O cultivo de espécies perenes tem contribuído para a fixação dos produtores no campo, uma vez que a venda de lotes é baixa, 90% destes residem na propriedade há mais de seis anos. O crédito subsidiado de instituições estrangeiras, funcionou como fator de agregação da comunidade, favorecendo o desenvolvimento do espírito de associativismo, viabilizando a comercialização comunitária, devido ao maior volume de produção. A forma de organização das possibilitou uma melhoria nos encaminhamentos e condução dos trabalhos, maior participação, comprometimento, organização e dinamismo nas tomadas de decisões da comunidade. A estratégia utilizada, pelo Reca, tem como ponto básico a participação da maioria, sendo as decisões tomadas em Assembléias Gerais Representativas, descentralizando as ações na diretoria. Neste sentido, é um modelo que pode ser seguido por outras organizações de produtores. A renda auferida pelos membros do Reca é superior àquela obtida pela maioria dos agricultores da região e suficiente para manutenção das famílias, havendo saldo positivo que possibilita a reinversão e/ou ampliação dos negócios.
Thesagro: Agricultura Familiar
Associativismo
Pequeno Produtor
NAL Thesaurus: Rural areas
Family farms
Small farms
Keywords: Projeto RECA
Análise socioeconômica
Explotación agrícola familiar
Granjas pequeñas
Áreas rurales
Rondônia
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
11860.pdf431,47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace