Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/507795
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: FAZOLIN, M.
ESTRELA, J. L. V.
CATANI, V.
ALÉCIO, M. R.
LIMA, M. S. de
Additional Information: MURILO FAZOLIN, CPAF-AC; Joelma Lima Vidal Estrela, CNPq / Embrapa Acre; VALDOMIRO CATANI, CPAF-AC; Márcio Rodrigo Alécio; Marilene Santos Lima, CNPq.
Title: Atividade inseticida do óleo essencial de Tanaecium nocturnum (Barb. Rodr.) Bur. & K. Shum (Bignoneaceae) sobre Sitophilus zeamais Motsch. (Coleoptera: Curculionidae).
Publisher: Acta Amazonica, Manaus, v. 37, n. 4, p. 599-604, 2007.
Language: pt_BR
Keywords: Cipó vick
Kangàrà kanê
Tanaecium nocturnum
Maize weevil
Gorgojo del maíz
Inseticida botânico
Benzaldeído
Ácido cianídrico
Mandelonitrila
Toxicidad.
Sithophilus zeamais
Aceites essenciales
Banzaldehído
Cianuro de hidrógeno
Insecticidas botánicos
Maiz
Description: O óleo essencial extraído de folhas frescas de Tanaecium nocturnum (Barb. Rodr.) Bur.& K. Shum por destilação de arraste a vapor foi avaliado quanto à toxicidade a Sitophilus zeamais Motsch., principal praga do milho armazenado. Papel de filtro e grãos de milho foram impregnados pelo óleo para se avaliar o efeito por via de contato (papel-filtro) e fumigação, respectivamente. Para avaliação do efeito da aplicação tópica 0,5 µl das diferentes concentrações do óleo foram aplicadas em adultos do inseto. A partir de uma ampla faixa de concentrações, foram determinadas as mais promissoras para os bioensaios definitivos. Na determinação das dose/concentrações-letais (DL50 e CL50) foi utilizada a análise de Probit, realizando-se também, uma análise de regressão linear conjunta de todos os dados de mortalidade. O óleo de T. nocturnum foi considerado tóxico para S. zeamais baseado nos seguintes valores: CL50 de 14,1 ng.cm-2 e CL50 de 1.321,6 ng.g-1 de grãos para os efeitos de contacto (papel-filtro) e fumigação, respectivamente, e DL50 de 14,7 µg.mg-1 de inseto para efeito tópico. Porcentagens de mortalidade próximas a 100 % foram obtidas nas concentrações de: 2 e 5 % (m/v) (contato), 3 4, e 5 % (m/v) (fumigação) e 10 % (m/v) para o efeito de aplicação tópica. O presente estudo mostrou que o ácido cianídrico, liberado do óleo essencial de T. nocturnum por hidrólise, pode ter atividade inseticida para S. zeamais e que concentrações acima de 4 % (m/v) são promissoras no controle do inseto.
Thesagro: Praga de planta
Inseto
Milho
Zea mays
Gorgulho dos cereais
Óleo essencial
Inseticida
Toxidez
Ácido prússico.
NAL Thesaurus: Plant pests
Corn
Botanical insecticides
Essential oils
Toxicity
Benzaldehyde
Hydrogen cyanide.
Data Created: 2008-03-19
ISSN: 0044-5967 (impresso)
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
17203.pdf245,91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace