Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/511260
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 1997
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: WADT, L. H. de O.
Additional Information: LUCIA HELENA DE OLIVEIRA WADT, CPAF-AC.
Title: Avaliação de divergência genética em coqueiro (Cocos nucifera L.) usando marcadores RAPD em amostras de plantas individuais ou compostas.
Publisher: 1997.
Pages: 109f.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias, Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes, 1997.
Keywords: Divergência genética
Marcadores RAPD
Plantas individuais
Plantas compostas
Coqueiro gigante
Description: Avaliou-se a divergência genética entre três ecotipos de coqueiro gigante, por meio de marcadores RAPD em amostras individuais e compostas. Os ecotipos estudados foram representados pelos acessos: Rennell (GRL), Oeste Africano (GOA) e Brasil-Praia do Forte (GBrPF), pertencentes a colecao de germoplasma do banco Ativo de germoplasma de coco, do Centro de Pesquisa Agropecuaria do tabuleiro Costeiros da EBRAPA, em Aracaju, SE, sendo amostrado 21 plantas de cada acesso. O ecotipo de Rennell mostrou-se bastante divergente , geneticamente, dos demais, sendo os ecotipos do Oeste Africano e do Brasil-Praia do Forte proximos entre si, porem, distintos. Todos os tres ecotipos apresentaram alta proporcao de genes fixados, sendo o ecotipo do Brasil o mais heterogeneo. A proporcao minima de DNA paraamplicacao de fragmentosRAPD em amostras compostas variou de menos de 6,7% a 25% em funcao da intensidade inicial da banda e do genotipo da planta, ou seja, se o loco estava em homozigose ou heterozigose. Considerando locos com mesma intersidade inicial dabanda, a proporcao foi, em media, de 11%. Repeticoes de amostras compostas nao forma adequadas paraestimar a frequencia de presenca dos marcadores RAPD nos locos, sendo as amostrs individuais mais adequadas, mesmo com poucas repeticoes. O uso de amostras compostas foi recomendado para avaliacao de um grande numero de populacoes seja para fazer uma selecao inicial daqueles mais divergentes ou para conhecer a posicao relativa dos acessos em banco de germoplasma....
Data Created: 2009-03-26
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tesemsclhow.pdf264,22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace