Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/514146
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 24-Jan-1997
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: MENEZES, R. de C. A. A. de
BERNE, M. E. A.
VIEIRA, L. da S.
CAVALCANTE, A. C. R.
Informaçães Adicionais: Rita de Cássia Alves Alcântara de Menezes, Universidade Estadual do Ceará (UECe) - Fortaleza, CE.; Maria Elisabeth Aires Berne, CNPC; LUIZ DA SILVA VIEIRA, CNPC; Antônio César Rocha Cavalcante, CNPC.
Título: Ação do ivermectin e do netobimin sobre a redução e esterilização de ovos de Haemonchus sp em caprinos e ovinos.
Edição: 1990
Fonte/Imprenta: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Belo Horizonte, v. 42, n. 4, p. 253-265, ago. 1990.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Nematódeo gastrintestinal
Controle
Anthelmintic.
Conteúdo: Resumo: Utilizaram-se 24 caprinos e 24 ovinos Sem Raca Definida(SRD), machos, castrados com idade entre seis a doze meses e experimentalmente infectados com larvas infectantes de Haemonchus sp. Trinta e seis dias apos a infeccao, formaram-se seis grupos de oito animais, sendo os grupos um, dois e tres compostos por caprinos e os grupos quatro, cinco e seis, por ovinos. Os grupos um e quatro foram tratados com ivermectin oral(0,2mg/Kg), os grupos dois e cinco com netobimin oral(20mg/Kg) e os grupos tres e seis serviram como testemunhas. Realizaram-se colheitas de fezes no momento da medicacao(hora zero) e as tres, seis, nove e doze horas e a partir dai, em intervalos de doze horas ate completar 168 horas. As fezes colhidas foram utilizadas para determinar o OPG individual dos animais e coprocultura por grupo. Ivermectin e netobimin foram 100% eficientes na reducao do OPG de Haemonchus sp em caprinos e ovinos. O ivermectin apresentou reducao significativa(P<0,05) do OPG a partir da 12a. hora em ovinos e da 36a. hora em caprinos, enquanto que o netobimin apresentou reducao a partir da 24a. hora, nas duas especies. Ambos os produtos apresentaram alta atividade na esterilizacao de ovos de Haemonchus sp. As doses utilizadas para ovinos foram tambem eficazes para caprinos. [Activity of ivermectin and netobimin on the reduction and sterilization of Haemonchus sp. eggs, in goats and sheep].
Thesagro: Ovino
Caprino
Nematóide
Helminto gastrintestinal
Anti-helmintico
Controle químico
NAL Thesaurus: Sheep
Goats
Small ruminants
Haemonchus
Nematode control.
Ano de Publicação: 1990
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNPC1990Acao.pdf3,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace