Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/533676
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ALVES, F. S. F.
NEVES, M. R. M. das
SOUSA, F. G. C. de
CHAPAVAL, L.
BRITO, J. R. F.
SANTIAGO, L. B.
Additional Information: FRANCISCO SELMO FERNANDES ALVES, CNPC; LEA CHAPAVAL, CNPC.
Title: Análise microbiológica do queijo de cabra 'tipo coalho' produzido pela Embrapa Caprinos, quanto à presença de Listeria monocytogenes.
Publisher: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE CAPRINOS E OVINOS DE CORTE, 3; FEIRA NACIONAL DO AGRONEGÓCIO DA CAPRINO-OVINOCULTURA DE CORTE, 2007, João Pessoa. Anais... João Pessoa: EMEPA-PB, 2007. 3 f. CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Microbiologia de alimentos
Queijo de cabra.
Description: O leite de cabra e seus derivados, como qualquer outro alimento, são passíveis de contaminação por microorganismos patogênicos, entre eles a Listeria monocytogenes, e podem causar toxi-infecção alimentar nos consumidores, tornando-se um problema de Saúde Pública. O presente trabalho tem como objetivo analisar microbiologicamente o queijo de cabra 'tipo coalho' produzido pela EMBRAPA Caprinos, quanto à presença de L. monocytogenes e verificar a segurança microbiológica do produto, em relação à presença deste microrganismo. 25 g, de cada uma das 117 amostras de queijo analisadas, foram adicionados a 225 mL do meio Listeria Enrichment Broth e incubados a 30°C por 24 h. 100 µL desta solução foram adicionados a 10 mL do meio Fraser Broth Base suplementado e incubados a 35°C por 24 ou 48 h. Amostras com coloração escurecida, tiveram uma alçada estriada nos meios Listeria Oxford Medium Base e Palcam Agar Base, incubados a 35°C por 24 ou 48 h. Colônias típicas foram semeadas em Trypticase Soy Agar suplementado com extrato de levedura e incubadas a 30ºC por 24 h, para purificação. Colônias purificadas foram inoculadas em ágar para motilidade, incubado a 35°C, por sete dias. Os resultados indicaram ausência de L. monocytogenes nos queijos analisados. Como a legislação vigente no Brasil exige a ausência do microrganismo em 25 g do alimento analisado, conclui-se que o queijo avaliado se encontra apropriado para consumo humano.
Thesagro: Caprino
Coalho
Contaminação
Listeria Monocytogenes
Produto Derivado do Leite
Qualidade.
Data Created: 2008-01-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACAnalisemicrobiologica.pdf2,19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace