Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/574826
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 16-Nov-2009
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SARTARELLI, N. C.
BRONDI, S. H. G.
NOGUEIRA, A. R. de A.
Informaçães Adicionais: NATÁLIA C. SARTAARELLI, UNICEP/SÃO CARLOS; SILVIA HELENA BRONDI, FAPESP; ANA RITA DE ARAUJO NOGUEIRA, CPPSE.
Título: Aplicação do método QuEChERS na análise de resíduos de medicamentos veterinários em carne bovina.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 17.; JORNADA CIENTÍFICA DA UFSCar, 8., 2009, São Carlos, SP. Anais... São Carlos: UFSCar, 2009
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Resíduos
Análise de resíduos
Conteúdo: A presença de resíduos de medicamentos veterinários nos alimentos pode comprometer a segurança alimentar, principalmente se os níveis estiverem acima dos limites máximos permitidos pela legislação, podendo provocar sérios problemas comerciais, econômicos, ambientais e de saúde pública. Portanto, a análise de traços de carrapaticidas em alimentos, destacando-se a carne, toma-se necessária, requerendo o desenvolvimento de métodos, os quais sejam rápidos, sensíveis e seletivos. O objetivo do presente estudo foi desenvolver um método analítico, utilizando o método QuEChERS modificado seguido pela cromatografia gasosa acoplada a espéctrometria de massas (GC/MS), para determinação de resíduos de clorfenvinfos, fipronil e cipermetrina, os quais são utilizados como carrapaticidas no rebanho bovino, analisando a matriz carne bovina. No método proposto para a extração dos analitos da matriz carne bovina, 2 g de amostra,. isenta dos princípios ativos estudados, foram fortificada com concentrações conhecidas dos analitos e, em seguida, homogeneizada com 4 mL de acetonitrila, 1,6 g de sulfato de magnésio anidro e 0,4 g de cloreto de sódio. A mistura foi centrifugada a 3000 rpm por 1 minuto e 1 mL da fase superior foi transferida para eppendorf de volume 1,5 mL, contendo 0,08 g de C18; 0,08 g de PSA e 0,150 g"de sulfato de magnésio anidro, sendo posteriormente submetida a uma segunda çentrifugação a 6000 rpm por 1 minuto. Uma alíquota de 0,5 mL da fase superior foi transferida para frasco específico do amostrador automático e. analisada por GC/MS, para separação, identificação e quantificação dos analitos. As análises foram realizadas em cromatógrafo a gás, marca Shimadzu, equipado com detector de nnassas, coluna capilar de sílica fundida, temperaturas do injetor, fonte de íons e interface de 250 °C, temperatura da coluna: 120 °C -4 °C mino} -190 °C -32 °C mino} -270 °C (4 min). Aplicando a técnica de extração proposta na análise de carrapaticidas em carne, obtiveram.-se valores aceitáveis de recuperação, variando de 98 -129 % estando dentro da faixa de aceite estabelecida pelo EPA (Environmental Protection Agency), que varia entre 70 e 130%. O método QuEChERS-GC/MS mostrou-se apropriado para análise de resíduos de clorfenvinfos, fipronil e cipermetrina, apresentando vantagens como rapidez, consumo de pequeno volume de solventes e geração de poucos resíduos.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
18782.pdf419,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace