Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/577781
Title: Interações magnésio e zinco na repartição de nutrientes na soja.
Authors: MOREIRA, A.
MALAVOLTA, E.
CASTRO, C. de
FAGERIA, N. K.
Affiliation: ADONIS MOREIRA, CPPSE; E. MALAVOLTA, CENA/USP, PIRACICABA, SP.; CESAR DE CASTRO, CNPSo; NAND KUMAR FAGERIA, CNPAF.
Date Issued: 2009
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 5.; MERCOSOJA 2009, Goiânia. Resumos... Londrina: Embrapa Soja, 2009. p.124, Editado por Adilson de Oliveira Júnior, Odilon Ferreira Saraiva, Clara Beatriz Hoffmann Campo, César de Castro.
Description: O balanço da composição mineral é uma das condições básicas para o adequado crescimento e desenvolvimento das plantas. O presente estudo foi realizado em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4x2x4, com três repetições. Foram avaliadas quatro cultivares de soja [IAC15-1 e DM Nobre (semi-tardia) e IAC 17 e FT Estrela (precoce)]. Os tratamentos foram constituídos por duas doses de Mg (0,1 e 1,0 mmol L-1) e quatro doses de Zn (0, 1, 2 e 5 mmol L-1). Os resultados indicaram que nas duas doses de Mg, a cultivar IAC 15-1 foi mais eficiente na absorção de Mg nas folhas, caules e pericarpos, enquanto a IAC 17 apresentou os maiores de Zn. Houve diminuição dos teores de Zn com aumento da concentração de Mg na solução nutritiva, porém, ficaram dentro ou acima da faixa de 21-50 mg kg-1, considerada como adequada para a cultura.
Thesagro: Soja
Glycine Max.
Keywords: Variação genotípica
Macronutriente
Micronutriente.
Language: pt_BR
Type of Material: Separatas
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIAM2009.00259.pdf33,23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace