Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/659729
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LIMA, L. O. B.
PIRES, D. A. de A.
BOTELHO, P. R. F.
GONCALVES, L. C.
RODRIGUES, J. A. S.
JAYME, D. G.
GUIMARAES JUNIOR, R.
Additional Information: LUCIANA OLIVA BARBOSA LIMA, UFMG; DANIEL ANANIAS DE ASSIS PIRES, UFMG; POLIANA ROCHA FRAGA BOTELHO, UNIMONTES; LUCIO CARLOS GONCALVES, UFMG; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS; DIOGO GONZAGA JAYME, CEFET-UBERABA; ROBERTO GUIMARAES JUNIOR, CPAC.
Title: Avaliação de diferentes tempos de colheita de amostras para determinação do consumo e digestibilidade aparente da matéria seca de silagens de sorgo com e sem tanino nos grãos
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Anais... Maringá: Universidade Estadual de Maringá: SBZ, 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Consumo voluntário
Ruminantes.
Description: Foram avaliados os tempos de coleta de amostra e o consumo voluntário e digestibilidade aparente da matéria seca das silagens de quatro gen6tipos de sorgo (CMSXS 165, CMSXS 114, BR 700 e BR 601). O delineamento estatístico utilizado foi o inteiramente casualizado com fatorial 4x4 e cinco repetições. Os valores de consumo e digestibilidade aparente da matéria seca (MS) foram semelhantes (p>O,05) ao avaliar cada tratamento nos diferentes períodos de coleta de amostra. No entanto ao avaliar os quatro tratamentos em cada período de coleta de amostra, os consumos de matéria seca em glunidade de tamanho metabólico (CMS-UTM) foram de 51,05 e 51,23 g/UTM/dia para as silagens das linhagens CMSXS114 e CMSXSI65, respectivamente. Já para as silagens dos híbridos BR700 e BR601 os consumos de matéria seca g/UTM/dia foram de 28,37 e 33,57 g/UTM/dia, respectivamente. As silagens das linhagens isogênicas foram semelhantes (p>O,05) quanto aos valores de consumo voluntário da matéria seca. Os resultados deste experimento sugerem que o período experimental pode ser reduzido, pois nesta pesquisa os resultados obtidos para o consumo voluntário e digestibilidade aparente da matéria seca em um, três, cinco ou sete dias de coleta de amostra, foram semelhantes (p>O,05). Quanto aos taninos os resultados evidenciaram o seu efeito negativo sobre a digestibilidade aparente da matéria seca das silagens de sorgo.
Thesagro: Digestibilidade
Silagem
Valor Nutritivo.
Data Created: 2010-03-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacaodiferentes2.pdf2,26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace