Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660325
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 9-Mar-2010
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CARVALHO, G. E. V. de
SAGRILO, E.
SERAFIM, E. C.
COSTA, C. do N.
Informaçães Adicionais: Georgiana Eurides Viana de Carvalho,, Bolsista/Embrapa Meio-Norte/FAPEMA; Edvaldo Sagrilo, Embrapa Meio-Norte; Ernildo Cesar Serafim, Secretaria de Meio Ambiente do Pará; Claudyanne do Nascimento Costa, Estagiária/Embrapa Meio-Norte.
Título: Avaliação biométrica de plantas de açaí (Euterpe oleracea) em um sistema agroflorestal na Pré-Amazonia Maranhense.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: Revista Brasileira de Agroecologia, v. 4, n. 2, p. 2821-2825, nov. 2009.
Idioma: pt_BR
Notas: Edição dos anais do 6º Congresso Brasileiro de Agroecologia; 2º Congresso Latinoamericano de Agroecologia, Curitiba, nov. 2009.
Palavras-chave: Sistemas agroecológicos
Adaptação ecofisiológica.
Conteúdo: Essa pesquisa objetivou avaliar plantas de açaí inseridas em um sistema agroflorestal no município de Luís Domingues, MA. O sistema agroflorestal foi composto por duas cultivares de açaí (BRS-Pará e açaí nativo), dois sistemas de cultivo (consórcio e monocultivo) e dois ambientes distintos (seco e permanentemente úmido). A coleta dos dados foi realizada aos seis e doze meses após implantação do sistema. Adotou-se o Delineamento em Blocos Casualizados, em esquema fatorial 2x2x2, com 10 repetições. Dados da altura de plantas, diâmetro de caules e número de folhas por planta foram analisados por meio do teste F, a 5%. A cultivar BRS-Pará apresentou maior tendência de crescimento do que a cultivar nativa de açaí. O sistema de monocultivo resultou aos doze meses de idade, em maior crescimento de plantas, diâmetro de caules e número de folhas do que o sistema de consórcio. O ambiente úmido, principalmente aos 6 meses após o plantio, resultou em plantas mais altas e com caules mais espessos.
Thesagro: Variedade.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RBA20093620.pdf139,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace