Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660606
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 10-Mar-2010
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: VALE, E. de M.
SOUZA, V. A. B. de
GOMES, S. O.
COSTA, M. do P. S. D.
GUIMARÃES, A. R. C.
SOUSA, J. P. B.
SILVA, C. C. P. da
Informaçães Adicionais: Ellen de Moura Vale, UFPI; Valdomiro Aurélio Barbosa de Souza, Embrapa Meio-Norte; Sulimary Oliveira Gomes, UFPI; Maria do Perpetuo Socorro Damasceno Costa, Bolsista DTI/Embrapa Meio-Norte; Alane Rosane Castro Guimarães, UFPI; João Paulo Brito Sousa, UESPI; Crisley Cristina Pereira da Silva, UESPI.
Título: Efeito do tempo e forma de conservação na germinação in vitro do pólen de bacuri.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 5., 2009, Guarapari. O melhoramento e os novos cenários da agricultura: anais. Vitória: Incaper, 2009.
Páginas: 4 p.
Série: (Incaper. Documentos, 11).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Análise de fertilidade.
Conteúdo: O bacurizeiro é uma espécie nativa de elevada importância socioeconômica no Meio-Norte do Brasil. A análise da fertilidade do pólen é um fator importante para se estabelecer estratégias de melhoramento para a espécie. Contudo, a literatura é carente de estudos sobre a viabilidade do pólen nessa espécie. Esse trabalho objetivou avaliar o efeito do tempo e da forma de conservação na germinação in vitro do pólen de bacuri. Foram avaliados seis tempos de armazenamento (0, 24, 48, 72, 90 e 120h) e duas formas de conservação (flor intacta e feixes estaminares) do pólen de quatro acessos de bacuri em delineamento inteiramente ao acaso em arranjo fatorial 6 x 2 x 4, com oito repetições. Não houve efeito de forma de conservação do pólen e, em média, todos os acessos mantiveram índices considerados aceitáveis de viabilidade por até 48h após a coleta das flores. No entanto, em média, os maiores índices de viabilidade são obtidos com o uso do pólen fresco.
Thesagro: Bacuri.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBMPVALDOMIRO6.pdf46,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace