Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660683
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 11-Mar-2010
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: RIBEIRO, F. S. de C.
SOUZA, V. A. B. de
LOPES, A. C. de A.
Informaçães Adicionais: Francisca Samara de Carvalho Ribeiro, UFPI; Valdomiro Aurélio Barbosa de Souza, Embrapa Meio-Norte; Ângela Celis de Almeida Lopes, UFPI.
Título: Divergência genética entre caracteres do fruto e da amêndoa de castanha-do-gurguéia (Dipteryx lacunifera DUCKE).
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 5., 2009, Guarapari. O melhoramento e os novos cenários da agricultura: anais. Vitória: Incaper, 2009.
Páginas: 4 p.
Série: (Incaper. Documentos, 011).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Fruta nativa.
Conteúdo: A castanheira-do-gurguéia é uma espécie nativa do Cerrado Brasileiro, de ocorrência comum no Sudoeste Piauiense, cujos frutos e amêndoas são usados como alimento e na medicina doméstica. Contudo, há poucas informações disponíveis na literatura sobre a espécie. O objetivo deste trabalho foi avaliar a divergência genética entre 23 genótipos de castanha-do-gurguéia, com base em caracteres do fruto e da amêndoa. Os dados foram obtidos de plantas de ocorrência natural em três municípios do Cerrado do Sudoeste Piauiense. Avaliou-se a divergência genética por meio dos métodos de agrupamento de Tocher e de UPGMA, utilizando a distância generalizada de Mahalanobis. A importância relativa dos caracteres foi estimada pelo método de Singh. O número de grupos formados indica que existe variabilidade genética entre os indivíduos avaliados, onde peso médio do fruto (PMF) e do endocarpo (PMEND) tem maiores contribuições relativas para a divergência genética.
Thesagro: Cerrado.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBMPVALDOMIRO5.pdf75,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace