Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/661440
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: LOPES, H. L.
CANDEIAS, A. L. B.
ACCIOLY, L. J. de O.
SOBRAL, M. do C.
Additional Information: HELIO LEANDRO LOPES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; ANA LUCIA BEZERRA CANDEIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; LUCIANO JOSE DE OLIVEIRA ACCIOLY, CNPS; MARIA DO CARMO SOBRAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.
Title: Modelagem de parâmetros biofísicos para desenvolvimento de algoritmo para avaliação e especialização de risco a desertificação.
Publisher: Boletim de Ciências Geodésicas, v. 15, n. 4, p. 652-668, out./dez. 2009.
Language: Portugues
Keywords: Modelagem ambiental
Degradação da caatinga
Indices de vegetação
Description: A interação de ações sustentáveis que integram programas sociais, ambientais e econômicos e procuram quantificar e qualificar o grau de degradação tem importância vital em áreas de risco à desertificação. Este trabalho mostra a aplicação de parâmetros biofísicos e Potencial Natural de Erosão (PNE) na avaliação de processos de degradação e identificação de áreas em risco de desertificação. É uma aproximação empírica e pode ser usada em outras áreas com características biofísicas similares. O desenvolvimento do modelo foi baseado nos seguintes parâmetros: albedo, emissividade, temperatura da superfície, índice de vegetação da diferença normalizada (NDVI), fluxo de calor no solo e potencial natural de erosão (erodibilidade do solo, erosividade da chuva e fator topográfico). Sua implementação foi feita por meio da Linguagem Espacial para Geoprocessamento Algébrico (LEGAL), disponível no SPRING ? Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas. Imagens multitemporais do sensor TM da época seca do satélite Landsat foram usadas para aplicar o modelo e mapear a evolução da degradação na área de estudo (Bacia hidrográfica do Rio Brígida). Os resultados mostraram um aumento no grau de degradação (remoção da cobertura vegetal nativa, seguida de erosão), revelando o potencial do modelo em acessar riscos à desertificação.
Thesagro: Sensoriamento Remoto
Data Created: 2010-03-16
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modelagem-de-parametros-biofisicos-para-desenvolvimento-2009.pdf795,65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace