Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/662877
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, G. N. de
CHAPAVAL, L.
MORORÓ, A. M.
RAMOS, M. O.
SILVA, I. de A.
SANTOS, F. R. dos
MORAES, L. C. D. de
FARIA, C. G. de
Additional Information: GUILHERME NUNES DE SOUZA, CNPGL; LEA CHAPAVAL, CNPC; Alan Martins Mororó, Graduando Univerdidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, CE.; Marcela Oliveira Ramos., Pós-graduanda das Faculdades INTA, Sobral, CE.; Yuri de Almeida Silva; Fabiana Ribeiro dos Santos; LUCIANO CASTRO DUTRA DE MORAES, CNPGL; CRISTIANO GOMES DE FARIA, CNPGL.
Title: Associação entre a contagem de células somáticas e contagem total de bactérias de meios mamários de cabras leiteiras.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 25., 2009, Porto de Galinhas, PE. Anais... [São Paulo]: Sociedade Brasileira de Microbiologia, 2009. 1 CD-ROM. ResumoID:102-1.
Language: pt_BR
Keywords: Contagem total de bactéria
Caprino leiteiro.
Description: A contagem total de bactérias (CTB) é um indicador de qualidade higiênico-sanitário do leite. As três principais fontes de contaminação bacteriana do leite no processo de produção são glândula mamária infectada (mastite), pele dos tetos/úbere e utensílios que entram em contato com o leite. A mastite pode contribuir significativamente com o aumento da CTB do leite do rebanho dependendo do tipo de patógeno envolvido na infecção e a prevalência de animais infectados. A contagem de células somáticas (CCS) é indicador da saúde da glândula mamária de rebanhos caprinos, sendo usada como ferramenta para monitoramento e tomada de decisão em programas de controle e prevenção de mastite. O objetivo do trabalho foi avaliar a associação entre a CCS e CTB de cabras em lactação. Com base nos resultados de CCS, foram selecionadas dez cabras para formação de dois lotes de animais, sendo o lote 1 composto por cinco cabras com CCS inferior a 100.000 células/mL e o lote 2 por cinco cabras com CCS superior a 1.000.000 células/mL. Em cada lote de animais foram realizadas oito ordenhas. Nas quatro últimas ordenhas foram realizadas a coleta de 3 amostras de leite de cada meio mamário de cada cabra da seguinte forma: amostra 1 (primeiros 20 mL de leite); amostra 2 (segundos 20 mL de leite) e amostra 3 (30 a 40 mL de leite). As amostras 1 e 2 foram destinadas para CTB e a amostra 3 para CCS. No total foram coletadas 166 amostras de leite CTB (16 amostras de lote e 160 de meios mamários) e 80 amostras para CCS (amostras de meios mamários). A CCS e CTB foram realizadas pelo método de citometria de fluxo. A média/mediana da CTB das amostras de leite do lote 1 e 2 foi 18.000/12.000 ufc/ml e 1.195.000/715.000 ufc/ml. Foi encontrado uma correlação positiva (r2=0,703) e significante (P<0,01) entre a CCS e CTB de meios mamários com CCS acima de 800.000 células/ml. Meios mamários com CCS acima de 800.000 células/ml apresentou em média 1.120.000 ufc/ml. Os resultados mostraram que além dos procedimentos de higiene adotados no momento da ordenha e com os utensílios que entram em contato com o leite, o controle e prevenção da mastite pode contribuir significativamente para melhoria da qualidade microbiológica do leite de rebanhos caprinos.
Thesagro: Cabra
Leite de cabra.
Data Created: 2010-03-31
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RACAssociacaoentre.pdf551,95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace