Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/68725
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 28-Jun-2007
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MARTINS-MIRANDA, A. S.
MONTEIRO JÚNIOR, J. E.
GONDIM, D. M. F.
BARRETO, A. L. H.
FREIRE FILHO, F. R.
VASCONCELOS, I. M.
OLIVEIRA, J. T. A.
Título: Benzotiadiazol (BTH) induz atividades das enzimas peroxidase, b-1,3-Glucanase e formação de lignina em feijão-caupi.
Edição: 2006
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 1.; REUNIÃO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 6., 2006, Teresina. Tecnologias para o agronegócio: anais. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2006.
Série: (Embrapa Meio-Norte. Documentos, 121).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Benzotiadiazol (BTH)
Resistência induzida
Defesa vegetal
Conteúdo: O feijão-caupi se constitui numa importante fonte de proteínas, carboidratos e vitaminas sendo cultivado em vários países em desenvolvimento. Entretanto, herbívoros e fitopatógenos são responsáveis por grandes perdas nesta cultura. Para diminuir estes problemas, estratégias envolvendo o uso de elicitores químicos da resposta de defesa vegetal têm sido desenvolvidas. Dentre esses elicitores há aqueles que induzem resposta sistêmica adquirida (SAR) como o BTH [(1,2,3)-Benzothiadiazole-7-carbotioico S-metil ester]. Este trabalho teve como objetivo avaliar se o BTH é capaz de induzir a expressão de proteínas relacionadas à patogênese como peroxidase (POX), -1,3-glucanase (GLU), fenilalanina amônia-liase (PAL) e o aumento do conteúdo de lignina em folhas de feijão-caupi, cv. TE-97- 411. Dez dias após plantio, a parte aérea das plantas foi borrifada com diferentes concentrações de BTH. Para determinação das atividades enzimáticas, foram utilizadas folhas coletadas com 48 horas, e, para lignina, com 10 e 15 dias após tratamento. Aumento nas atividades destas enzimas, com exceção da PAL, e na deposição de lignina foi observado nas plantas tratadas. Estes resultados sugerem que o BTH representa uma estratégia potencial para ativação da defesa bioquímica do feijão-caupi.
Ano de Publicação: 2006
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FS16.pdf108,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace