Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/783247
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 10-Mai-2010
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: LEITE, L. F. C.
FREITAS, R. de C. A.
SAGRILO, E.
GALVÃO, S. R. da S.
Informaçães Adicionais: Luiz Fernando Carvalho Leite, Embrapa Meio-Norte; Rita de Cássia Alves de Freitas, CCA/UFV, Viçosa-MG; Edvaldo Sagrilo, Embrapa Meio-Norte; Sandra Regina da Silva Galvão, Embrapa Meio-Norte.
Título: Decomposição e liberação de nutrientes de resíduos vegetais depositados sobre latossolo amarelo no cerrado Maranhense.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 41, n. 1, p. 29-35, jan./mar. 2010.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Resíduo vegetal
Capim-braquiária.
Conteúdo: No sistema plantio direto, o uso de plantas de cobertura é uma alternativa amplamente utilizada para aumentar a sustentabilidade do sistema agrícola. O objetivo deste trabalho foi avaliar a decomposição e liberação de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) totais por resíduos culturais, provenientes do pousio e de culturas de cobertura (milheto e braquiária) solteiras e consorciadas, em Latossolo Amarelo no Cerrado Maranhense. O experimento foi conduzido em área sob plantio direto, após a colheita da cultura do milho, onde foram avaliadas a produção de fitomassa seca, decomposição dos resíduos em bolsas de polietileno (litterbags) e liberação de nutrientes (N, P e K), a cada 20 dias, até 100 dias após a dessecação. A braquiária e o milheto solteiros ou consorciados e a vegetação espontânea apresentaram decréscimos semelhantes na decomposição da matéria seca remanescente (MSR) nos primeiros 60 dias, com perdas de 10; 13; 16 e 12%, respectivamente. A maior e a menor taxa de liberação de N ocorreram no consórcio milheto + braquiária e no milheto, respectivamente. O K foi o nutriente liberado mais rapidamente do resíduo vegetal para o solo durante o processo de mineralização, em todos os tratamentos. A braquiária é a cobertura com maior resistência à decomposição, mantendo o resíduo sobre o solo por maior período de tempo em áreas do cerrado maranhense.
Thesagro: Milheto
Plantio Direto.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCAV41N129.pdf125,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace