Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/855842
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2006
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, S. Z. R. de
LOPES, E. A.
BOMFIM, M. A. D.
CAVALCANTE, A. C. R.
LOBO, R. N. B.
PEREIRA, L. P. da S.
GOMES, G. M. F.
Additional Information: MARCO AURELIO DELMONDES BOMFIM, CNPC; ANA CLARA RODRIGUES CAVALCANTE, CNPC; RAIMUNDO NONATO BRAGA LOBO, CNPC.
Title: Efeito da quebra de dormência e utilização de inoculante sobre a taxa de emergência e desenvolvimento de mudas de leucena (Leucaena leucocephala (LAM.) de WIT).
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Anais... João Pessoa: SBZ; UFPB, 2006. 4 f. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Quebra de dormência.
Leucena
Noculação
Description: Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito da quebra de dormência associada ou não à inoculação sobre a taxa de emergência e altura de plantas de leucena (Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit). O experimento foi conduzido no Assentamento da Reforma Agrária Boa Vista, no município de Quixadá-CE em sistema de pesquisa participativa. Foram avaliados os seguintes tratamentos: quebra de dormência sem inoculação; quebra de dormência e inoculação; sem quebra de dormência e sem inoculação. Foram constituídos três blocos de sacos de mudas, um para cada tratamento, com dimensões de 30 x 15 cm com 600 unidades cada, nos quais foram plantadas três sementes de leucena. A quebra de dormência foi feita através da imersão das sementes em água quente, enquanto que a inoculação utilizou rizóbios específicos produzidos pela Embrapa Agrobiologia. Após 40 dias do plantio foram avaliadas a taxa de emergência e a altura das plantas. Houve efeito significativo dos tratamentos sobre a taxa de emergência das plantas (P<0,01) e altura das plantas (P<0,05). O tratamento com quebra de dormência e inoculação resultou maior taxa de emergência e em plantas com altura superior àquelas submetidas somente à quebra de dormência e às que não foram submetidas à quebra de dormência e à inoculação. A quebra de dormência associada à inoculação de sementes de leucena com rizóbios específicos deve ser feita antes do plantio.
Thesagro: Leguminosa
Leucaena leucocephala
Rhizobium.
Data Created: 2010-06-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACEfeitodaquebra.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace