Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/858525
Unidade da Embrapa/Coleção:: Área de Informação da Sede - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 23-Jul-2010
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: CARVALHO, A. M. de
MENDES, A. N. G.
CARVALHO, G. R.
BOTELHO, C. E.
GONÇALVES, F. M. A.
FERREIRA, A. D.
Informaçães Adicionais: Universidade Federal de Lavras; Universidade Federal de Lavras; Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais; Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais; Universidade Federal de Lavras; Universidade Federal de Lavras.
Título: Correlação entre crescimento e produtividade de cultivares de café em diferentes regiões de Minas Gerais, Brasil.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.45, n.3, p.269-275, mar. 2010
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Caracteres vegetativos
Correlações fenotípicas
Correlações genotípicas
Desempenho produtivo
Conteúdo: Resumo ? O objetivo deste trabalho foi avaliar características de crescimento de cafeeiros nos estágios iniciais de desenvolvimento e determinar suas correlações com a primeira produtividade de lavouras cultivadas em diferentes ambientes. Foram avaliadas 22 cultivares resistentes à ferrugem, e três testemunhas suscetíveis, em cinco locais representativos do cultivo de cafeeiro no Estado de Minas Gerais. Os experimentos foram realizados de 2005 a 2008, em blocos ao acaso, com três repetições. Além da produtividade inicial dos cultivos, foram avaliadas cinco características de crescimento, aos 12 meses do plantio: diâmetro de caule, número e comprimento dos ramos plagiotrópicos, altura de plantas e número de nós. Estimaram-se as correlações genotípicas e fenotípicas entre todas as características avaliadas. As cultivares Pau Brasil MG1 e Catuaí Amarelo IAC 62 foram superiores em pelo menos quatro das cinco características avaliadas, em todos locais de cultivo. Há correlação positiva entre a produtividade inicial do cafeeiro e as características de crescimento avaliadas, com exceção do número de nós.
Thesagro: Coffea arabica
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (AI-SEDE) / Embrapa Informação Tecnológica (SCT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Correlacao.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace