Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/859032
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GAZZIERO, D. L. P.
ADEGAS, F. S.
VOLL, E.
VARGAS, L.
FORNAROLLI, D.
KARAM, D.
CERDEIRA, A. L.
MATALO, M.
OSIPE, R.
ZOIA, L.
SPENGLER, A. N.
Additional Information: DIONISIO LUIZ PISA GAZZIERO, CNPSo; FERNANDO STORNIOLO ADEGAS, CNPSo; ELEMAR VOLL, CNPSo; LEANDRO VARGAS, CNPT; DONIZETI APARECIDO FORNAROLLI, Faculdade Integrada de Campo Mourão; DECIO KARAM, CNPMS; ANTONIO LUIZ CERDEIRA, CNPMA; MARCOS MATALO, INSTITUTO BIOLOGICO DE CAMPINAS; INSTITUTO BIOLOGICO DE CAMPINAS; Estagiáro CNPSo; Estagiário CNPSo.
Title: Manejo de buva em áreas cultivadas com milho safrinha e aveia.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 27., 2010, Ribeirão Preto. Responsabilidade social e ambiental no manejo de plantas daninhas: [anais]. Ribeirão Preto: SBCPD, 2010.
Language: pt_BR
Keywords: Herbicidas.
Description: A infestação de buva (Conyza spp) tem aumentado significativamente nas áreas de produção do sistema soja-trigo-milho especialmente nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. Foram conduzidos dois experimentos na safra 2009/2010 em uma propriedade rural do município de Campo Mourão, PR, com o objetivo de testar alternativas para o controle químico da buva, utilizando-se diferentes produtos e doses, aplicados na dessecação em pré-semeadura da soja, cultivada em áreas contíguas cobertas por palha de milho e de aveia. Foram aplicadas combinações de glifosato com diclosulan, flumioxazin, clorimuron-ethyl, imazetapyr, 2,4-0, paraquat+diuron e saflufenasil. É sabido que existe uma relação entre o tipo de cobertura e o tamanho das plantas de buva, o que pode influenciar no controle por ocasião da aplicação e que plantas menores são melhor controladas do que plantas mais desenvolvidas. Neste trabalho, 64% das plantas de buva na área com aveia estavam com. menos de 10 cm de altura e 36% entre 10 a 20 cm. Já na área com cobertura de milho safrinha apenas 20% das plantas estavam com menos de 10cm de altura, 56% entre 10 a 20 cm e outros 20% com mais de 20cm de altura. Embora não seja possível comparar os dois experimentos entre si, ficou evidente o melhor controle obtido pela maioria dos tratamentos quando aplicados sobre a cobertura de aveia, o que pode ser explicado pela diferença de tamanho das plantas por ocasião das aplicações. A combinação de glifosato com 2,4-0 ou herbicidas que possuem ação residual, complementada com aplicação sequencial que envolve um produto de contato tem mostrado ser uma importante forma de manejo químico para o controle da buva.
Thesagro: Cobertura do Solo
Controle Químico
Palha.
Data Created: 2010-08-03
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Manejobuva.pdf158,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace