Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/859901
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 12-Ago-2010
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BASTOS, E. A.
NASCIMENTO, F. N. do
ANDRADE JÚNIOR, A. S.
CARDOSO, M. J.
RAMOS, H. M. M.
Informaçães Adicionais: Edson Alves Bastos, Embrapa Meio-Norte; Fábio N. do Nascimento, UFPI; Aderson Soares de Andrade Júnior, Embrapa Meio-Norte; Milton José Cardoso, Embrapa Meio-Norte; Herbert M. M. Ramos, UFPI.
Título: Produção de milho verde sob diferentes regimes hídricos.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: CONGRESO LATINOAMERICANO Y DEL CARIBE DE INGENIERÍA AGRICOLA, 9.; CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 39., 2010, Vitória. A engenharia agrícola e o desenvolvimento das propriedades familiares: [anais]. Vitória: SBEA, 2010.
Páginas: 3 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Irrigação
Espiga verde
Zea mays
Conteúdo: O cultivo do milho tem sido bastante estudado no Brasil. A cultura do milho é uma das mais importantes do Nordeste brasileiro, sendo explorada visando às produções de ?milho verde? e de grãos secos, no entanto, a crescente demanda por milho verde de qualidade obrigou as empresas produtoras de sementes de milho a desenvolver cultivares que atendam as exigências do mercado. Entretanto, há carência de informações sobre um manejo de irrigação voltado a produção de espigas verdes. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi definir uma lâmina de irrigação que maximize a produção de espigas verdes de milho. O experimento foi conduzido na Embrapa Meio-Norte, em Teresina, Piauí, em um Latossolo Vermelho Amarelo, no período de setembro a novembro de 2009, utilizando o híbrido BRS 1030. Foram definidos cinco tratamentos (cinco lâminas) e quatro repetições, considerando as seguintes variações da evapotranspiração de referência (ETo): 0,25.ETo; 0,50.ETo; 0,75.ETo; 1,00.ETo e 1,25.ETo. A irrigação foi aplicada por meio de um sistema por aspersão espaçado de 12m x 12 m e a ETo foi estimada por Penman-Monteith. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com os tratamentos dispostos em faixas. Os resultados evidenciaram uma resposta quadrática do híbrido BRS 1030 à irrigação. Considerando a equação de regressão foi obtida uma maior produtividade de espigas verdes com palha (13.651,93 Kg ha-1) com a lâmina de 304,39 mm.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdsonTC04191.pdf142,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace