Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/862230
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 14-Set-2010
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: VAZ, F. N.
RESTLE, J.
EIFERT, E. da C.
BRONDANI, I. L.
VAZ, R. Z.
ARGENTA, F. M.
Informaçães Adicionais: FABIANO NUNES VAZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA; JOÃO RESTLE, UFG; EDUARDO DA COSTA EIFERT, CNPAF; IVAN LUIS BRONDANI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; RICARDO ZAMBARDA VAZ, UNIVERSIDADE INTEGRADA DA REGIÃO DAS MISSÕES; FLÂNIA MÔNEGO ARGENTA, UNVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
Título: Efeitos da altura de colheita da silagem de milho e do nível de concentrado sobre as características da carcaça e da carne de novilhos superjovens.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: Ciência Animal Brasileira, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 315-325, abr./jun. 2010
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Qualidade da carne
Qualidade da silagem
Braford
Conteúdo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de estudar os efeitos da elevação da altura de corte da silagem de milho de 16 para 46 cm, associados aos níveis de 16% ou 30% de concentrado sobre o total da matéria seca oferecida, sobre as características da carcaça de bezerros. Utilizaram-se 24 bezerros Braford, desmamados aos três meses de idade e terminados em confinamento dos sete aos doze meses de idade, quando foram abatidos. Não se observou interação entre altura de corte e nível de concentrado. As variáveis percentagens dos cortes comerciais da carcaça, as medidas métricas da carcaça, bem como as percentagens de osso, de músculo e de gordura e relações entre os tecidos da carcaça não foram afetadas pela altura de colheita da silagem ou pelo nível de concentrado usado nas dietas. Alem disso, a carne de animais alimentados com nível mais baixo de concentrado teve menor perda durante o descongelamento (5,05% vs 8,03%), resultando em maior suculência (7,14 vs 6,74 pontos), embora a carne apresentasse coloração mais escura que a carne dos outros novilhos (3,17 vs 4,00 pontos). Na comparação entre as alturas de colheita da silagem, a maior suculência foi observada na carne de animais alimentados com silagem colhida a 16 cm do solo (7,18 vs 6,69 pontos), cuja carne teve menor perda durante o descongelamento (4,70 vs 8,38%) e durante a cocção (17,11 vs 22,33%).
Thesagro: Silagem
Milho
Carcaça
Volumosos
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAB2010.pdf359,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace