Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/863108
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA JUNIOR, A. de
CASTRO, C. de
OLIVEIRA, F. A. de
MOREIRA, A.
KLEPKER, D.
LEITE, R. M. V. B. de C.
AMARAL, J. de L.
Additional Information: ADILSON DE OLIVEIRA JUNIOR, CNPSO; CESAR DE CASTRO, CNPSO; FABIO ALVARES DE OLIVEIRA, CNPSO; ADONIS MOREIRA, CPAA; DIRCEU KLEPKER, CNPSO; REGINA MARIA VILLAS BOAS DE C LEITE, CNPSO; JOSIANE DE LIMA AMARAL, UNOPAR - GRADUAÇÃO.
Title: Adubação com fósforo e potássio em sistemas de produção com soja em solos de origem basáltica
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 29.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 13.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 11.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 8., 2010, Guarapari. Fontes de nutrientes e produção agrícola: modelando o futuro: anais. Viçosa: SBCS, 2010. 5 p. Trab. 843. 1 CD-ROM. FERTBIO 2010.
Language: pt_BR
Description: A recomendação de adubação das culturas está diretamente relacionada ao potencial de resposta a um ou mais nutrientes. A recomendação atual de P e de K para a cultura da soja, no Paraná, possibilita a eventual supressão da adubação quanto os teores disponíveis forem superiores ao nível crítico para o sistema de produção. Esta indicação foi gerada a partir dos resultados de um experimento de manejo da adubação fosfatada e potássica, iniciado na Embrapa Soja em 1989 e conduzido até os dias atuais, sistema de plantio direto. Na safra 2009/2010, com intuito de também avaliar o comportamento de cultivares de soja quanto à exigência nutricional, as parcelas foram subdivididas, assim, as sub-parcelas foram compostas por quatro cultivares de soja, sendo duas com tolerância ao glifosato (Tecnologia RR®) e duas convencionais. Não houve interação entre os tratamentos e as cultivares. As maiores produtividades ocorreram nos tratamentos com teores de P ou de K iguais ou maiores de 9,4 mg dm-3 e 0,30 cmolc dm-3, respectivamente. Quanto as cultivares observa-se que, na média dos tratamentos, os materiais convencionais apresentaram maiores produtividades, diferindo estatisticamente dos materiais geneticamente modificados. Portanto, o monitoramento da fertilidade do solo, por meio da análise periódica da terra e da diagnose foliar é fundamental para o uso adequado e racional de fertilizantes, além disso, a escolha da cultivar é outro fator importante, principalmente em solos onde a disponibilidade de nutrientes não está em níveis adequados.
Thesagro: Soja
Adubação
NAL Thesaurus: Soybeans
Fertilizer application
Data Created: 2010-09-28
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
id31289.pdf45,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace