Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/872902
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agroindústria de Alimentos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SOUZA, M. de L. M. de
GONÇALVES, E. B.
SILVA, O. F.
FARIAS, A. X. de
CAVALCANTI, A. L. da S.
Additional Information: MARIA DE LOURDES MENDES DE SOUZA, CTAA; ELISABETH BORGES GONCALVES, CTAA; OTNIEL FREITAS SILVA, CTAA; ANTONIO XAVIER DE FARIAS, CTAA; ANDERSON LUIS DA SILVA CAVALCANTI, UERJ.
Title: Verificação intralaboratorial da performance obtida em método de determinação de ocratoxina A por purificação em coluna de imunoafinidade e cromatografia líquida de alta eficiência usando café.
Publisher: Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 30, p. 197-204, maio 2010. Suplemento 1.
Language: pt_BR
Keywords: Cromatografia líquida de alta eficiência.
Description: A ocratoxina A é um contaminante que pode estar presente em vários alimentos e ser prejudicial tanto para a saúde quanto para a economia, então deve ser medida. Mas, para bem quantificar um analito, mesmo com o uso de métodos oficiais, é necessário verificar o sistema de medição; nisto se empregam requisitos de validação. Assim, procedeu-se a uma verificação intralaboratorial de método por purificação em coluna de imunoafinidade e cromatografia líquida de alta eficiência em amostras de café verde artificialmente contaminadas e medidas. Foi obtido o comportamento de medição esperado ao longo do analito, a faixa de trabalho teve o limite inferior entre 0,489 e 1,59 e o superior entre 220 e 300 μg.kg-1. A linearidade não foi rejeitada nesta faixa e não houve interferência externa significativa no modelo. O intercepto não diferiu significativamente da origem e o coeficiente linear não diferiu significativamente de 1,00. Os níveis de desvios padrão dependeram das concentrações estudadas, como ocorrido em diversas publicações, e os desvios padrão relativos não demonstraram inconformidade nos estudos colaborativos localizados. Concluiu-se pela competência do laboratório no método pesquisado, especialmente para café verde.
Thesagro: Café
Ocratoxina
Segurança Alimentar.
Data Created: 2011-01-13
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CTAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010035.pdf377,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace