Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873125
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NETO AUZIER, J. V.
LOCATELLI, M.
CARVALHO, J. O. M. de
BRAZEQUINI, J.
Additional Information: Jessé Vale Auzier Neto, UNIR; MARILIA LOCATELLI, CPAF-RO; JOSE ORESTES MEROLA DE CARVALHO, CPAF-RO; Jairo Brazequini, ACAP.
Title: Da agricultura migratória à agroecologia: perspectiva da agricultura familiar em Alto Paraíso - Rondônia, no sul da Amazônia Brasileira.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, 3.; ENCONTRO DE PRODUTORES AGROECOLÓGICOS DE MS, 2010, Corumbá, MS. Construindo um futuro sustentável: anais. Dourados: Embrapa Agropecuária Oeste; Corumbá: Embrapa Pantanal; Campo Grande: Embrapa Gado de Corte, 2010. Não Paginado
Language: pt_BR
Keywords: Agricultura itinerante
Sistema agroecológico
Sistema agroflorestal.
Description: O Município de Alto Paraíso, Rondônia apresenta uma agricultura familiar que praticou o sistema migratório no processo de colonização e optaram por mudanças deste sistema. Os objetivos são buscar seus principais agentes, a qualidade do solo e suas formas de organização. O grupo passou por mudanças criando a associação de cafeicultores de Alto Paraíso que está vinculada a Cooperativa dos Produtores Rurais Organizados para Ajuda Mutua - COOCARAM. A metodologia deste trabalho seguiu pesquisa bibliográfica, entrevista e trabalho de campo. O Zoneamento Socioeconômico e Ecológico do estado de Rondônia foi um instrumento de planejamento de gestão do território e teve muita influência no município. Muitos agricultores têm aderido a sistemas agroflorestais, obtendo produtos capazes de proporcionar rendas importantes em modo agroecológico de produção.
Thesagro: Agricultura Familiar.
Data Created: 2011-01-14
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daagricultura.pdf251,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace