Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873306
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agroindústria de Alimentos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ANJOS, M. R.
CASTRO, I. M.
BORGUINI, R. G.
GODOY, R. L. O.
BARRABIN, J. S.
TEIXEIRA, A. S.
FERREIRA, L. F.
CABRAL, P. M. S.
ANDRADE, P. D.
PACHECO, S.
ROSA, J. S.
Additional Information: MARIANNA RAMOS DOS ANJOS, CTAA; IZABELA MIRANDA DE CASTRO, CTAA; RENATA GALHARDO BORGUINI, CTAA; RONOEL LUIZ DE OLIVEIRA GODOY, CTAA; J. S. BARRABIN, UFSC; A. S. TEIXEIRA, UFRRJ; L. F. FERREIRA, IFRJ; P. M. S. CABRAL, Bolsista CNPq; P. D. ANDRADE, UFLA; SIDNEY PACHECO, CTAA; JEANE SANTOS DA ROSA, CTAA.
Title: Comparação entre métodos de extração e purificação de aflatoxinas em amendoim.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR, 3., 2010, Florianópolis. Rompendo barreiras: anais. Florianópolis: SBCTA-RS, 2010. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Aflatoxinas
Colunas de purificação
CLAE-DF.
Description: O objetivo do trabalho foi comparar dois métodos de extração e purificação das aflatoxinas B1, G1, B2 e G2 em amendoim. O primeiro método envolveu a extração das aflatoxinas com acetonitrila seguida de purificação através de colunas de separação por fase sólida e o segundo consistiu de extração em metanol e purificação em colunas de imunoafinidade. Foram realizados ensaios de recuperação com amostras fortificadas em dois diferentes níveis: 6,13 μg/kg e 12,25 μg/kg de aflatoxinas totais. O primeiro método apresentou valores de recuperação dentro da faixa aceitável para ambos os níveis de contaminação. O segundo método apresentou elevadas percentagens de recuperação para o nível mais baixo de contaminação, exceto para a aflatoxina G2. Entretanto, no nível mais alto de contaminação, a recuperação ficou abaixo da faixa aceitável. Desse modo, o primeiro método revelou-se mais eficiente para a análise de aflatoxinas em amendoim por cromatografia líquida e detecção por fluorescência.
Thesagro: Amendoim
Extração.
Data Created: 2011-01-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CTAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010054.pdf684,89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace