Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873725
Título: Crescimento de frutos de limoeiro sob uso do molhamento parcial do sistema radicular em condições semi-áridas do Norte de Minas.
Autoria: SILVA, A. dos A. S. M. da
CONCEIÇÃO, B. S.
COELHO, E. F.
RIBEIRO, R. N. da S.
SANT'ANA, J. A. do V.
CARVALHO, G. C.
Afiliação: Afrânio dos Anjos Santos Mendes da Silva, UFRB; Beatriz Santos Conceição, UFRB; EUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF; Rosangela Nascimento da Silva Ribeiro, UFRB; José Antonio do Vale Sant'ana, UFLA; Gian Carlo Carvalho, UFRB.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Conteúdo: Mediante o suprimento adequado de água às plantas cítricas, a irrigação pode proporcionar maior pegamento de flores e frutos garantindo, também, maior produtividade. Estudos recentes têm mostrado que o molhamento parcial do sistema radicular (PRD) é uma importante técnica de irrigação que tende a diminuir o uso agrícola da água, mantendo o vigor dos frutos e o rendimento das culturas quando comparados com os métodos de irrigação normal. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da técnica do molhamento parcial do sistema radicular no crescimento de frutos do limoeiro Taithi nas condições edafoclimaticas do Norte de Minas em solo de textura arenosa. O experimento seguiu um delineamento em blocos casualizados, com nove tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram baseados na percentagem de redução (PRL) da lâmina calculada de irrigação, sendo T1 50% redução da lamina de irrigação (LI) e 7 dias de freqüência de alternância (FA), T2 50% LI e 14 FA, T3 50%LI e 21 FA, T4 50% LI e 28 FA, T5 25% Li e 7 FA, T6 25% Li e 14 FA, T7 25% LI e 21 FA, T8 25% Li e 28 FA e T9 com irrigação total (controle). Na média geral de todos os tratamentos houve diferença entre as laminas, com os maiores valores encontrado referente à aplicação da redução de 25%. O tratamento 5 apresentou valores próximo ao testemunha, sendo portanto um indicativo claro de que o uso do déficit controlado com redução de 25% e alternância de 7 dias é uma boa alternativa.
Thesagro: Fruta Cítrica
Irrigação
Notas: pdf 2342
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ID27228pdf2342.pdf89,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace