Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/875281
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: DAMASCENO, C. L.
TROCOLI, R. O.
MATOS, A. P. de
RODRIGUEZ, M. A. D.
Additional Information: Caroline Lopes Damasceno, UFRB; Rafael Oliva Trocoli, UFRB; ARISTOTELES PIRES DE MATOS, CNPMF; MIGUEL ANGEL DITA RODRIGUEZ, CNPMF.
Title: Potencial de uso de rizobactérias para o controle da fusariose do abacaxizeiro.
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 4., 2010, Cruz das Almas. [Anais...]. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2010. (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Documentos, 190). 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Notes: PDF. 057.
Keywords: Rizobactérias.
Description: Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de abacaxi com uma produção de 2,52 milhões de toneladas. Dentre as regiões produtoras, o Nordeste brasileiro é responsável por aproximadamente 46% desta produção. Na Bahia, quarto produtor nacional, a abacaxicultura é praticada em diversas microrregiões, a exemplo do município de Itaberaba localizado no semi-árido baiano. A abacaxicultura exerce importante papel socioeconômico onde é praticada, uma vez que contribui para geração de emprego e renda, além da fixação do homem no campo. Entretanto, a fusariose, doença causada por Fusarium guttiforme (sin: F. subglutinans), provoca perdas significativas constituindo o principal fator limitante da cultura. O controle da doença baseiase na integração de práticas culturais, incluindo a aplicação de fungicidas. Consciente dos problemas ambientais promovidos pelo uso de agroquímicos, a sociedade tem exigido métodos alternativos ao uso destes produtos. Dentre as alternativas, o controle biológico vem sendo intensivamente estudado como ferramenta no controle integrado de diversas doenças de plantas. Todavia, estudos neste sentido referentes ao patossistema abacaxi - F. guttiforme são escassos ou nulos. Neste estudo objetivou-se verificar o potencial de uso de rizobactérias para o controle da fusariose do abacaxizeiro.
Thesagro: Abacaxi
Ananás Comosus.
NAL Thesaurus: Fusarium subglutinans.
Data Created: 2011-02-01
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
057CarolineAristotelesok.pdf33,35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace